sexta-feira, 30 de abril de 2010

COMENTARIOS LIDOS E CORRIGIDOS.....

INFOR 2º ANO:
Jerdson, Josimara, Luciano F, Desleyn,Emanuel, Lucas A, Ana Mª, Rosalia, Clauderson, Luciana, Talita, Marcilene, Stênio, Tom, Luciano S, Messias, Suelen, Eduardo, Brena Késsia, Wallisson, Dayana, Jéssica, Brenda Lima, Walquiria, Edvan, Naélio, Thaís Lanne, Regislanne, Elizângela, Luiz Carlos, Alison, Alan, Derek, Fabicia.

INFOR 1º ANO:
Renata, Carlos, Elane, Ruy, Mariana, Jefferson, Christhyan, Luan, Romulo, Josiane, Marina, João Paulo, Brena, Guilherme H, Victoria Holanda, Thara, Hilária, Moises, Izabelly, Keila, Anderson, Daniela, Junior, Jordan, Juliana, Lidineide, Guilherme M, Elania.

ENF 1º ANO:
Samara, Ednaldo, Aparecida, Andersin, Cynthia, Eugenia, Fernanda, Renata, Analine, Hislara, An Beatriz, Havila, Dara, Girlene, Adrismara, Sendy, Lara, Larissa S, Taphaela, Tauane, Mairon, Larissa O, Jeivana, Nágila, Lígia, Beatriz, barbara, Waléria, Karimmy, Janessa, Alanna, Marilia, Angélica.


ENF 2º ANO:
Audavila, Ednara, Bárbara.

SEG. TRAB. 2º ANO:
Dayana, Thais Castro, Marcelino, Gustavo, Suzana, Tairine, Lindemberg, Antoniele, Flávio, Tayana, Nathielle.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

ATENÇÃO!!!!!!!!!!


Ao responder as atividades que estão aqui no blog, POSTEM COMO COMENTÁRIOS e não como scrap...ok!

VEJA COMO:

1º - Selecionar perfil, nome/ url.... Aqui é o espaço para você se identificar;

2º - Digitar suas respostas;

3º - Postar comentário;

quinta-feira, 22 de abril de 2010

O CRIME DO PADRE AMARO

Leia o comentário abaixo:
O privado no romance O Crime do Padre Amaro, a primeira obra naturalista da Língua Portuguesa, compõe um registro implacável da realidade, incluindo seus aspectos repugnantes e grotescos. Eça de Queirós aponta a corrupção existente no meio eclesiástico da época.
O padre Amaro em nada se adequava aos cânones da Igreja Católica. O desejo pela mulher sempre foi um grande desafio. Mesmo as imagens de santas da Igreja ele conseguia ver, em lugar de um sagrado símbolo de pureza e castidade, a sensualidade de uma mulher atraente e provocante. (...) esquecia a santidade da Virgem, via apenas diante de si uma linda moça loura; amava-a; suspirava; despindo-se olhava-a de revés lubricamente; e mesmo a sua curiosidade ousava erguer as pregas castas da túnica azul da imagem e supor formas, redondezas, uma carne branca.(...) (p.11).
É na qualidade de padre que Amaro após se apaixonar por Amélia e conquistar sua amada a envolve em seus carinhos vivendo perigosamente um romance nada ortodoxo, fato que vai contra as regras estabelecidas pela Igreja. Como se isso já não bastasse, Amélia fica grávida, sendo em seguida abandonada por Amaro, que, atolando-se ainda mais em ações desonrosas entrega seu filho a uma “tecedeira de anjos” e a criança morre.
A atitude do padre Amaro não possuía nenhum resquício de virtuosidade, pois tendo engravidado Amélia, logo a abandonou como forma de conservar perante a sociedade, sua falsa máscara de “discípulo de Deus.” Essa atitude foi necessária como forma eficaz de encobrir mais uma das façanhas ocorridas dentro da Igreja Católica. Amaro transgrediu as Leis da Igreja e se isso chegasse ao conhecimento daquela gente simples e devota da redondeza certamente seria motivo de escândalo, nada suportável para a pequena cidade onde viviam.
Depois da morte de Amélia, ainda existia o filho do padre, outro problema que poderia significar o fim da reputação de Amaro. Para livrar-se do pecado do homicídio, doou a criança à uma senhora que tinha costume de matar crianças.
No amor clandestino de Amélia transparece o resultado trágico de uma formação num meio provinciano e atrasado, centrado no poder eclesiástico. A casa de Amélia é um beatário, centro de convivência dos poderosos e amorais sacerdotes da cidade (padre Natário e padre Brito), em que impera a superficialidade dos rituais e uma deformação dos conceitos religiosos cristãos.
As vulgaridades burguesas de Leiria não se restringem apenas aos vícios e grosserias de religiosos mas estendem-se a outros personagens: O jornalista Agostinho Pinheiro, Gouveia Ledesma e João Eduardo, noivo de Amélia, que neste ambiente, enciumado com as atenções da moça com o Pe. Amaro escreveu um anônimo “Comunicado” na Voz do Distrito, criticando a convivência de padres com amantes. Motivo para romper o noivado com Amélia.
O Crime do Padre Amaro situa sua análise no campo da sexualidade masculina e feminina, enfocando uma leitura que tenciona o relacionamento conjugal com os apelos carnais e desejos inerentes aos seres humanos, confrontando-os com a rígida moral da sociedade burguesa do século XIX.
Uma “moral aceita, aquela que todos fingem respeitar” (DUBY, 1989, p. 17), revivendo o período literário português do século XII, com indícios de concubinato, dos amores, da prostituição, assim como a exaltação do sistema de valores, das proezas e da virilidade (idem), caracterizando uma antagonização entre a “vivência” e a “aparência”, entre a exigência e prática, entre o pretendido, o defendido, o aceito e o concreto, a realidade. Entre o público e o privado.

Comente os trechos destacados abaixo, identificando exemplos da obra que possam comprová-los.

01) O padre Amaro em nada se adequava aos cânones da Igreja Católica

02) Amélia fica grávida, sendo em seguida abandonada por Amaro

03) No amor clandestino de Amélia transparece o resultado trágico de uma formação num meio provinciano e atrasado, centrado no poder eclesiástico.

04) A casa de Amélia é um beatário, centro de convivência dos poderosos e amorais sacerdotes da cidade (padre Natário e padre Brito), em que impera a superficialidade dos rituais e uma deformação dos conceitos religiosos cristãos.

05) Caracterizando uma antagonização entre a “vivência” e a “aparência”, entre a exigência e prática, entre o pretendido, o defendido, o aceito e o concreto, a realidade. Entre o público e o privado.

• Pense e mande a resposta em forma de comentário.
OBS.: Depois de lidos e corrigidos,serão apagados todos os comentários para evitar algo do tipo "CTRL+C; CTRL+V",OK?!!

SENHORA

01. Leia o texto a seguir.

No romance ..........., de José de Alencar, uma .......... apaixona-se por um provinciano recém-chegado ao Rio de Janeiro, experimentando, a partir daí, um processo gradativo de ...........
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.

a) Lucíola – cortesã – purificação espiritual
b) A moreninha – camponesa – degeneração física
c) Lucíola – aristocrata – degradação moral
d) Senhora – adolescente – enriquecimento material
e) Senhora – adolescente – ascensão social


02. A questão central proposta no romance Senhora, de José de Alencar, é a do casamento. Considere a obra como um todo, indique a alternativa que não condiz com o enredo do romance.

a) O casamento é apresentado como uma transação comercial e, por isso, o romance estrutura-se em quatro partes: preço, quitação, posse, resgate.
b) Aurélia Camargo, preterida por Fernando Seixas, compra-o e ele, sujeita-se ao constrangimento de uma união por interesse.
c) O casamento é só de fachada, e a união não se consuma, visto que resulta de acordo, no qual as aparências sociais devem ser mantidas.
d) A narrativa marca-se pelo choque entre o mundo do amor idealizado e o mundo da experiência degradante governado pelo dinheiro.
e) O romance gira em torno de intrigas amorosas, de desigualdade econômica, mas com final feliz, porque, nele, o amor tudo vence.

03. Em relação às técnicas usadas pelo narrador de Senhora, atribua V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Terceira pessoa
( ) Onipresente
( ) Onisciente
( ) Primeira pessoa
( ) Extensão entre autor/narrador
( ) Terceira pessoa (plural)

4.Podemos dizer que Aurélia é má? Por quê?

. Leia o trecho a seguir, de William Cereja e Thereza Magalhães:

Nas décadas que sucederam a Independência do Brasil, os romancistas empenharam-se no projeto de construção de uma cultura brasileira autônoma. Esse projeto exigia dos escritores o reconhecimento da identidade de nossa gente, nossa língua, nossas tradições e também das nossas diferenças nacionais e culturais. Nessa busca do nacional, o romance voltou-se para os espaços nacionais, identificados como a selva, o campo e a cidade, que deram origem, respectivamente, ao romance indianista e histórico (a vida primitiva),ao romance regional (a vida rural) e ao romance urbano (a vida citadina). José de Alencar, por exemplo, o maior romancista do nosso Romantismo, escreveu obras que enfocaram esses três aspectos, como O guarani, romance histórico-indianista, O gaúcho, romance regional, e Senhora, romance urbano.

CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Literatura brasileira: em diálogo com outras literaturas e outras linguagens, 3. ed. São Paulo: Atual, 2005. p. 238-239.

5. Aponte algumas características de Senhora que tenham como objetivo a criação dessa identidade nacional brasileira.

• Pense e mande a resposta em forma de comentário.
OBS.: Depois de lidos e corrigidos,serão apagados todos os comentários para evitar algo do tipo "CTRL+C; CTRL+V",OK?!!

CINCO MINUTOS

1. O autor constrói o romance como se fosse uma carta que o narrador está escrevendo à prima, contando o que se passou entre ele e Carlota. Pensando-se no público leitor daquela época, com que objetivo teria ele usado esse artifício?

2. Crie um outro título para o romance. Justifique o título sugerido. (Por que você escolheu este nome?).

3. Faça um texto de apresentação do livro, de dez linhas no máximo, que desperte a curiosidade e o interesse de outras pessoas, estimulando-as à leitura da obra.

4. Se fosse transformada em telenovela, essa obra poderia ser um sucesso hoje em dia? Por quê?

• Pense e mande a resposta em forma de comentário.
OBS.: Depois de lidos e corrigidos,serão apagados todos os comentários para evitar algo do tipo "CTRL+C; CTRL+V",OK?!!

O PRIMO BASILIO

1. A história de Luísa poderia ocorrer nos dias de hoje?Justifique.

2. Por suas características bem peculiares, o conselheiro Acácio tornou-se um personagem muito famoso na literatura portuguesa, dando origem ao adjetivo acaciano, que se transformou até em verbete de dicionário. Veja como ele vem explicado no dicionário Aurélio.

“Acaciano. Adj. Ridiculamente sentencioso pelo tom convencional e vazio de sentido e/ou pela aparatosa gravidade das maneiras, lembrando o Conselheiro Acácio, personagem do romance O primo Basílio, de Eça de Queirós.”

Aponte as passagens que podem justificar essa caracterização do personagem.

3. No início do romance, Jorge assume uma posição bem clara com relação à mulher adúltera. Explique qual era essa posição e em que circunstância ele expressou sua opinião. Depois, considerando o final do romance, explique se o seu comportamento foi coerente com essa opinião inicial.

4. Qual aspecto de Luísa se relaciona ao Romantismo?Justifique.


• Pense e mande a resposta em forma de comentário.
OBS.: Depois de lidos e corrigidos,serão apagados todos os comentários para evitar algo do tipo "CTRL+C; CTRL+V",OK?!!

Lista unificada dos livros da Fuvest e Unicamp 2010

- "O Cortiço", de Aluísio Azevedo
- "Capitães de Areia", de Jorge Amado
- "Antologia poética" (com base na 2ª ed. aumentada), de Vinícius de Moraes
- "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente
- "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida
- "Iracema", de José de Alencar
- "Dom Casmurro", de Machado de Assis
- "A Cidade e as Serras", de Eça de Queirós
- "Vidas Secas", de Graciliano Ramos



O homem sem leitura, é um homem amorfo.( Bindes Fátima)

terça-feira, 20 de abril de 2010

Dom Casmurro

1. O texto abaixo é o último capítulo do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis.
Agora, por que é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a primeira amada do meu coração? Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e dissimulada. Mas não é esse propriamente o resto do livro. O resto é saber se a Capitu da praia da Glória já estava dentro da de Matacavalos, ou se esta foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente. Jesus, filho de Sirach, se soubesse dos meus primeiros ciúmes, dir-me-ia, como no seu cap. IX, vers. 1: "Não tenhas ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti". Mas eu creio que não, e tu concordarás comigo; se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca. E bem, qualquer que seja a solução, uma coisa fica, e é a suma das sumas, ou resto dos restos, a saber, que a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me... A Terra lhes seja leve! Vamos à História dos subúrbios.

Pela leitura do texto, é correto afirmar que, depois de contar a história da sua vida e do seu amor por Capitu, Bentinho, o narrador:

(A) Conclui que Capitu não o traiu.
(B) Buscando conforto na Bíblia, chega à conclusão de que, apesar de Capitu o ter traído, ele deveria perdoar-lhe e não sentir ciúmes dela.
(C) Não tem certeza de que Capitu o traiu, embora acredite que ela tenha se transformado muito desde a adolescência, aparecendo quando adulta como uma cigana traiçoeira e dissimulada.
(D) Chega à conclusão de que Capitu já possuía, quando menina, os traços psicológicos que a caracterizariam na fase adulta.
(E) Constata que Capitu e seu amigo José Dias mantinham um romance desde a adolescência.

2. As questões de 2 a 4 referem-se ao trecho do capítulo de Dom Casmurro (1900), de Machado de Assis (1839-1908.)

OLHOS DE RESSACA
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...
As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto, nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.
Fonte: ASSIS, J. Maria Machado de. Obra Completa. V.1. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. p. 927.

Com base no texto e seus conhecimentos sobre a obra, assinale a resposta correta nas questões de 2 a 4.

A narração do momento em que Capitu fixa o olhar no cadáver de Escobar efetiva-se:

A) Muitos anos após a morte de Escobar, tendo por objetivo mostrar ao leitor a percepção do narrador da dissimulação de sua esposa, Capitu.
B) Logo após o enterro de Escobar, mostrando-se o narrador solidário com a dor da viúva, Sancha, personagem caracterizada pela dissimulação.
C) Através das palavras de Bento Santiago, melhor amigo de Escobar, tendo por objetivo registrar a dor dos amigos no momento do enterro.
D) Logo após o enterro de Escobar, tendo por objetivo registrar o forte vínculo que unia sua família à do negociante e ex-seminarista.
E) Muitos anos após o enterro de Escobar, tendo por objetivo ressaltar o transtorno ocasionado pela imprudência do ex-seminarista.


3. De acordo com o texto, é correto afirmar:

A) Diante do trecho acima transcrito, compete ao leitor acreditar ou não nas palavras do narrador uma vez que apenas suas palavras fazem-se presentes.
B) Capitu, embora seja vista apenas pelo narrador, apresenta um comportamento ambíguo, pois não quer que as pessoas notem seu amor por Escobar.
C) O comportamento dissimulado caracteriza Capitu, como deixam claras as palavras do narrador, seu marido, efetivadas logo após o enterro do amigo.
D) Diante das palavras seguras do narrador, ex-seminarista e advogado, resta ao leitor a segurança de que Capitu era uma mulher adúltera.
E) As palavras do ex-seminarista e advogado competente são a garantia da veracidade da cena descrita na qual Capitu fixa apaixonadamente o cadáver do amigo.


4. A denominação do capítulo, “Olhos de ressaca”, é resultante da leitura que o narrador faz:

A) Do mal-estar de Sancha diante do corpo inerte do marido.
B) Da agressividade incontida do olhar de Bentinho em direção a Capitu.
C) Do desejo detectado no olhar de Capitu de apossar-se de Escobar.
D) Da força e do ímpeto presentes nos olhos de Capitu dirigidos ao marido.
E) Do mal-estar de Capitu provocado pela noite passada em claro.

5.As características dos personagens estão desencontradas.Relacione as duas colunas.

PERSONAGENS
1. Sr. Pádua e
Dona Fortunata
2. Justina
3. Ezequiel
4. Sancha
5. Escobar
6. Tio Cosme
7. Dona Glória
8. Bentinho
9. Capitu
10. José Dias

a) Tipo bajulador. Amava os superlativos.Confessou que não era médico.
b) Personagem ambígua. Inteligente, sagaz,manipuladora. Possui olhos de ressaca.
c) Anti-herói; não pretendia ser padre. Possui um ideal de sinceridade que contrasta com os demais personagens, todos imersos em dissimulação. Possui imaginação fértil.
d) Uma figura devota. Religiosa e muito apegada às tradições.
e) Viúvo, gordo e pesado, tinha a respiração curta e os olhos dorminhocos.
f) Melhor amigo de Bentinho no seminário.
g) Amiga de Capitu.
h) Filho de Bentinho e Capitu. Assim chamado em referência ao primeiro nome de Escobar.
i) Prima de dona Glória que vivia de favor na casa dela.
j) Pais de Capitu, não se opunham à amizade da filha com Bentinho.

• Pense e mande a resposta em forma de comentário.
OBS.: Depois de lidos e corrigidos,serão apagados todos os comentários para evitar algo do tipo "CTRL+C; CTRL+V",OK?!!

PROJETO DESPERTANDO O GOSTO PELA LITERATURA

Partindo das dificuldades de leitura das obras clássicas da literatura, detectadas nos alunos da E.E.E.P. José Maria Falcão, que a linguagem utilizada pelos autores desses livros não agradam aos estudantes, fazendo com que os mesmos não se interessam pela leitura da obra e busquem meios alternativos como resumos para fazerem as provas, surgiu a necessidade de elaborar um projeto literário que despertasse o interesse e levasse o educando a interagir com a história dos livros clássicos. O projeto torna-se gratificante tanto para o professor quanto para o estudante, pois na literatura é possível trabalhar com a contemporização e com a pluralidade, provocando as competências adormecidas ou ignoradas, como a criatividade, a cidadania e a sociabilidade.

Dessa forma, o único limite para a amplidão da leitura é a imaginação do leitor; é ele mesmo quem constrói as imagens acerca do que está lendo. Por isso ela se revela como uma atividade extremamente frutífera e prazerosa.

Os livros que estão sendo trabalhados neste bimestre são: Cinco Minutos, Senhora, Dom Casmurro, O Crime do Padre Amaro e O Primo Basílio.

Aqui no Blog será possível encontrar atividades extras sobre as temáticas dos livros do Projeto. Espero que vocês aproveitem cada instante para que possamos, ao fim desse ano letivo, ser leitores do mundo a nossa volta.