sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Vem aí....


As histórias se destacam pelo lúdico. A diversão é uma característica forte permeando todas as ações, despertando o gosto pela leitura e estimulando a imaginação. Brincando, o caminho mágico das obras literárias serão trilhados através de sensibilizações, vivências e contações.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Projeto Despertando o Gosto pela Literatura promove Roda de Leitura


"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo.( Fernando Pessoa)

A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.

Qual a importância do ato de ler? Que efeitos a leitura pode causar à vida de uma pessoa? A leitura deve ser um ato solitário ou compartilhado? Essas e outras questões se fazem presentes quando o assunto envolve a leitura em toda a sua dimensão. É fato considerar a escola o principal lugar disseminador da leitura, bem como o espaço das bibliotecas. A literatura nos mostra que as rodas de leitura contribuem de forma significativa na formação de novos leitores, melhoram a participação, o espírito crítico, a atenção e a criatividade do sujeito.

Por isso é imprescindível que o leitor compartilhe dos sentidos do autor e seja capaz de construir os seus próprios. Sentidos estes construídos no momento de interação que acontece entre texto e leitor, daí a importância que este tem em reunir seus conhecimentos sobre os gêneros discursivos para ser capaz de formular sentido nessa interação com o autor.

Durante o projeto Despertando o gosto pela Literatura, os círculos de leitura é um espaço para propiciar ao educando a oportunidade de sair de sua situação de ‘oprimido’ (remetendo a Paulo Freire) e (inter) agir na sociedade na qual está inserido.

Todos esses fatores acabam por contribuir na formação da identidade do leitor. Fazendo uma analogia com o ‘mito da caverna’, a leitura é a luz que dá a compreensão do mundo.O hábito de ler deve ser estimulado, pois é a leitura que proporciona a capacidade de interpretação.

Com informações: brasilescola, colegiosantamaria, http://www.profala.com/arteducesp139.htm