Enem: Meu futuro PASSA aqui!

Essa página destina a atualizá-los com notícias, dicas e tudo mais que possam ajudá-los a ter um bom resultado no Enem em 2013.










  • Desde o dia 02 de Março teve início na E.E.E.P José Maria Falcão os aulões preparatórios para o ENEM. Tal iniciativa faz parte da ação ENEM: MEU FUTURO PASSA AQUI, que tem por objetivo familiarizar nossos alunos a essa avaliação externa, assim como complementar e intensificar sua preparação no intuito de vencerem esse desafio tão importante de suas vidas. Durante o primeiro semestre os aulões serão ministrados quinzenalmente e sempre no período da manhã, das 8h às 11h20mim. A cada sábado previsto as aulas serão ministradas por dois professores de disciplinas e áreas do conhecimento diferentes.
  • Dia 23/03 foi a vez da aula de Língua Portuguesa. Na aula falamos sobre as competências  e habilidades avaliadas pelo ENEM, sobre a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e dicas para produção de textos dissertativo- argumentativos. Veja abaixo o material utilizado:

A importância de aprender a construir uma boa redação.
  • Em diversas situações nos deparamos com a necessidade de expor nossas opiniões sobre determinado assunto; exigindo a organização e exposição de idéias, pontos de vista e argumentos. É nesta hora, que a maioria das pessoas tem uma enorme dificuldade de organizar suas idéias e repassar tudo o que sabe sobre o assunto através de uma dissertação. Digo dissertação, por que é o tipo de redação que exige-se atualmente em concursos e vestibulares de todo o país. Então vamos compreender o que é mesmo a dissertação.Dissertar, é nada mais que a técnica de expor, através de um texto, de forma ordenada e organizada argumentos e/ou pontos de vista sobre determinado assunto. (Idelcópio) 
Pensando nisso, a cada bimestre será feita uma lista de fatos para que vocês, alunos de 3º ano da EEEP José Maria Falcão, vão acompanhar  e um deles acabará sendo o tema da avaliação global de produção textual. Segue abaixo as 15 notícias do 1º bimestre / 2013:

1- O corredor sul-africano Oscar Pistorius é acusado da morte de sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp. 
2- Uso de remédios contra HIV eleva expectativa de vida na África do Sul. 
3- Caso Gil Rugai - O estudante, de 29 anos, é acusado de matar o pai Luiz Carlos Rugai, e a madrasta Alessandra de Fátima Troitino. 
4- A rebelião na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 
5- O “Caso Estadium” - Um torcedor do San José, de apenas 14 anos, morre após ser atingido por um sinalizador que teria partido da torcida do Corinthians, no estádio Jesús Bermúdez. 
6- Greve dos Portuários - Os trabalhadores protestam contra a MP 595/12, que cria um novo marco regulatório para o setor e estabelece critérios para as concessões de terminais à iniciativa privada. 
7- Médica é indiciada por homicídio qualificado em UTI de hospital de Curitiba. 
8- Meteorito deixa quase mil feridos e causa destruição em Chelyabinsk, cidade a 1.500 quilômetros a leste de Moscou. 
9- Presidente venezuelano Hugo Chávez - O sigilo com que tem sido tratada a saúde do presidente foi denunciado pela oposição, que exige mais transparência sobre a saúde de Chávez. 
10- Incêndio na Boate Kiss. 
11- A renúncia do Papa Bento XVI. 
12- Situação dos índios Guarani – kaiowá. 
13- A estiagem que acometeu o Nordeste em 2012. 
14- CPI de Carlinhos Cachoeira. 
15 -Fiscais encontram trabalho escravo em fornecedor das Lojas Americanas

"Ninguém escreve sobre o que não entende" (J. Mattoso Câmara Jr.)


 Redação no ENEM


A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) disponibiliza apostila do projeto “Preparação: Rumo à Universidade 2013”. O ação é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará para ampliar o acesso de jovens das escolas da rede pública às universidades.

A apostila é uma coletânea de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizadas no período entre 2009 a 2012, além de conter orientações didáticas metodológicas.

download da apostila aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário