Notícias


12 de Fevereiro de 2013

Diretor de 'Habemus Papam' diz que filme antecipou renúncia de Bento XVI

O diretor italiano de cinema Nanni Moretti disse nesta terça-feira (12) que seu filme "Habemus Papam", que narra a renúncia de um Papa com problemas existenciais, antecipou o anúncio da renúncia de Bento XVI.
"Às vezes, o cinema pode antecipar a realidade", declarou Moretti em uma entrevista ao jornal "La repubblica".

O cineasta disse que a cena que encerra o filme, com a renúncia pública do Papa na Praça de São Pedro, é a prova de "um simples gesto pode derrubar São Pedro e toda a Igreja".
"Apesar de não parecer algo crível, eu disse para mim mesmo que era essa a história que eu queria contar. Não a realidade como é, e sim como poderia ser. E aqui estamos", afirmou Moretti, um dos cineastas mais críticos da sociedade italiana.

"Habemus Papam" conta a história do Cardeal Melville, interpretado por Michel Piccoli, que sofre um ataque de pânico quando tem de falar à multidão na Praça de São Pedro depois da eleição no conclave de cardeais.
Os cardeais tentam manter a crise entre as paredes do Vaticano e contratam um psicólogo, interpretado pelo próprio Moretti, para tratar a depressão do Papa, que, por fim, decide não assumir o cargo.

"Queria contar a História, com H maiúsculo, de um homem que não quer dar prioridade a seu papel, apesar de ser sagrado e poderoso, passando por cima de sua natureza humana", explicou Moretti, que não acredita que Bento XVI tenha visto seu filme.
Moretti disse ainda que queria que seu filme fosse um retrato de um Vaticano "mais humano" e, ao mesmo tempo, uma crítica à Igreja católica.


O roteiro
O Papa do filme é interpretado pelo ator francês Michel Piccoli, que dá carne, osso e uma psicologia especial ao personagem do cardeal Melville. Um homem que, após eleito, entra em crise e não toma coragem de assumir o cargo.

O roteiro é assinado por Moretti, Francesco Piccolo e Federica Pontremoli, e começa no momento em que todos sabem que há um Papa escolhido, mas não o nome dele, já que, na hora em que deveria saudar o povo na sacada do Vaticano, o homem entra em pânico e recua.
O pesado protocolo da Igreja Católica, então, cai em um impasse. O que fazer? O Papa assume ou não o cargo? A imprensa de todo o mundo pressiona o Vaticano para saber o nome do novo pontífice.

Primeiro, o porta-voz do Papa chama um médico. Depois, o psicanalista, que é o também diretor do filme, Nanni Moretti. A entrada desse estranho no ninho do Vaticano é o principal motivador de situações cômicas, pois o terapeuta é declaradamente ateu, em meio a um imenso grupo de cardeais de vários países, que votaram pelo novo Papa.
Enquanto o pontífice entra em crise existencial, pois não se julga apto para o cargo, o psicanalista e os cardeais, todos impedidos de deixar o Vaticano por causa do segredo a ser mantido a todo custo, dedicam-se a jogos diversos, como um carteado e um campeonato de vôlei.

Enquanto isso, o porta-voz tenta outras estratégias, levando o Papa para fora dali para ver outra terapeuta, interpretada por Margherita Buy, de "O quarto do filho". Dessa vez, o pontífice parece ter ficado mais tocado pela conversa, o que o leva a fugir, para desespero do porta-voz e dos policiais que o acompanhavam.
Na fuga, o Papa frequenta lugares normalmente inacessíveis ao Sumo Pontífice: uma lanchonete simples, uma loja de departamentos, um hotel modesto e um teatro em que uma trupe interpreta "A gaivota", de Anton Tchecov.

Diretor e  ator Nanni Moretti em cena.
O pontífice eleito demonstra interesse por ser ator – o que aproxima o personagem de João Paulo 2º, que foi ator na juventude. Ainda assim, Nanni Moretti negou em Cannes que tivesse se inspirado no Papa polonês, que morreu em 2005.
Assumidamente ateu desde a juventude, o diretor não expõe somente os bastidores e contradições da religião – os percalços da psicanálise também são objeto de sua ácida ironia.

*Com informações da Ansa, AFP e da Reuters

fonte: http://g1.globo.com/mundo/renuncia-sucessao-papa-bento-xvi/noticia/2013/02/diretor-de-habemus-papam-diz-que-filme-antecipou-renuncia-de-papa-bento-xvi.html


24 de Maio de 2011

Ariano Suassuna no III Festival de Literatura e Gastronomia  - Pacatuba




A maior atração é a palestra proferida pelo dramaturgo e escritor Ariano Suassuna, no sábado, às 16 horas. Na próxima quinta-feira, 26, tem início o III Festival de Literatura e Gastronomia – Saberes e Sabores neste Município. Até o sábado, 28, a cidade contará com dezenas de atrações culturais gratuitas, movimentando cerca de 15 mil pessoas, segundo os organizadores. A maior atração é a palestra sobre Movimento Armorial, proferida pelo dramaturgo Ariano Suassuna, no sábado, às 16h, em um espaço literário criado no Portal de Turismo e Cultura.
“O lugar tem espaço para cerca de 400 pessoas. Quem não conseguir entrar, poderá assistir a palestra pelo telão”, informa a secretária de Turismo e Cultura, Marluce Rodrigues. O Saberes e Sabores é realizado pela Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), Serra da Paixão, com apoio da Prefeitura local, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Funtec).

Não surpreende Pacatuba realizar um festival desse porte. É lá que ocorre há 37 anos a maior encenação da Paixão de Cristo do Ceará. Na programação, que envolve vários espaços na Sede do Município nos turnos manhã, tarde e noite, estão previstas oficinas de literatura e gastronomia; feiras de artesanato com trabalhos de artesãos locais; presença de restaurantes temáticos de Pacatuba, Fortaleza e Região Metropolitana; publicação de livros de poesia e de cordel; contação de histórias, shows com repentistas, emboladores, sanfoneiros, cortejos de grupos e teatro. Entre as várias atrações musicais constam Messias Holanda, Banda Cabaçal – Irmãos Aniceto, entre outros.



MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Turismo e Cultura (Funtec)
 , Município de Pacatuba. Telefone: (85) 3345.2317 ou nowww.pacatuba.ce.gov.br
Informações: Portal Diário do Nordeste





28 de Março de 2011


Estudantes invadem a reitoria da Uespi em protesto contra o Enem



Um grupo de 100 estudantes invadiu a reitoria da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) em protesto a proposta de adesão da universidade ao Enem. Os manifestantes afirmam que só irão desocupar o prédio após serem recebidos pelo reitor Carlos Alberto Pereira. Os manifestantes fazem muito barulho dentro da sala para impedir que a reunião do Conselho Universitário, que delibera a adesão da instituição ao Enem aconteça. Leonardo Maia, estudante de Comunicação, 24 anos, disse que é contra o Enem porque é uma disputa injusta por ser uma concorrência nacional. O reitor Carlos Alberto havia prometido abrir o debate sobre a adesão com a comunidade universitária. Mas a votação acontece hoje, sem que o debate fosse realizado. Os professores da insituição, que estavam reunidos no pátio deliberando sobre a continuação da paralisação, se uniram aos estudantes. Os docentes definiram que a paralisação continua até sexta-feira.
Um grupo de manifestantes tentou invadir a reitoria da Universidade Estadual do Piauí e foi impedido por seguranças. Os estudantes, que estavam reunidos no pátio do CCE, querem participar da reunião do Conselho Universitário, que delibera sobre a proposta de adesão da instituição ao Enem. Os estudantes são contra. O vice-reitor, professor Nouga Batista, saiu da reunião e está tentando acalmar os estudantes. O grupo está protestando com faixas e carros de som e chegaram até a porta da reitoria, mas não conseguiram entrar. Os professores da Uespi também estão reunidos neste momento. O encontro acontece no pátio do campus Torquato Neto. A assembleia geral dos professores vota a proposta de paralisação pelo período de uma semana.




11 de Março de 2011


A Fuvest anunciou, no ultimo dia 22. que manterá, para o vestibular 2011, a lista de livros cobrada no concurso de 2010. A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) também utilizará essa relação de leituras obrigatórias.De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, os nove livros utilizados no vestibular 2010 valerão para os processos seletivos de 2011 e 2012.


Veja quais são os livros do vestibular 2011 e inicie seus estudos:


Auto da barca do inferno - Gil Vicente;
Memórias de um sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida;
Iracema - José de Alencar;
Dom Casmurro - Machado de Assis;
O Cortiço - Aluísio Azevedo;
A cidade e as serras - Eça de Queirós;
Vidas secas - Graciliano Ramos;
Capitães da areia - Jorge Amado;
Antologia poética (com base na 2ª ed. aumentada) - Vinícius de Moraes.


Dentro de dois meses devem ser anunciadas as obras que serão cobradas nos concursos com ingresso em 2013, 2014 e 2015.




28 de Fevereiro de 2011


Moacir Scliar


Morreu na madrugada deste domingo,27/2, o escritor gaúcho Moacyr Scliar, de falência múltipla de órgãos. Ele sofreu um acidente vascular cerebral isquêmico (AVC ) em 16 de janeiro, enquanto se recuperava de uma cirurgia no intestino, e desde então estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Moacyr Jaime Scliar nasceu em 23 de março de 1937, em Porto Alegre - seus pais, José e Sara Scliar, de origem russa, chegaram ao Brasil em 1904. Scliar formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo especialista em Saúde Pública e Doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública. Casou-se com Judith, com quem teve um filho, Roberto.
Autor de mais de 70 livros e eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2003, Scliar publicou sua primeira obra, Histórias de um Médico em Formação, em 1962. Recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, sendo o último, o Jabuti, por Manual da Paixão Solitária, em 2009. Seus livros estão traduzidos em doze idiomas. Entre suas obras mais importantes estão O Ciclo das Águas, A Estranha Nação de Rafael Mendes, O Exército de um Homem Só e O Centauro no Jardim.




20 de Fevereiro de 2011


Residências Artísticas

O Festival Jazz & Blues selecionou 90 estudantes para as Residências artísticas que serão realizadas em Guaramiranga - CE, entre os dias 26/02 a 04/03/2011, semana que antecede o evento na serra. Foram 570 candidatos de 79 cidades cearenses, que passaram por audições em oito cidades. Durante as Residências Artísticas os selecionados terão aulas práticas de música ministradas por professores conceituados na cena local e nacional.Os estudantes vão permanecer em Guaramiranga durante o carnaval para acompanhar o festival Jazz & Blues, com despesas custeadas pelo projeto e vão se apresentar no Palco Cidade Jazz & Blues, o mesmo das grandes atrações, e em shows batizados de Toca Jazz, possibilitando aos jovens músicos o contato com o grande público.
Parabéns a todos os alunos que participaram, no último dia 12, da seletiva do Projeto Residências Artísticas – Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, em especial os 3 alunos que conseguiram a classificação para participar desse grandioso evento:Clauderson Pereira (INF 3º), José Nogueira Junior(INF 2º)e Stênio Rodrigues (INF 3º).