Culminância da VII Etapa:
A I Mostra Literária JMF com a temática Modernismo: Ousadia e Inovação visa levar os educandos a refletirem sobre a ousadia dos modernistas dos anos 20 ao romper com as tradições e, a originalidade dos regionalistas de 30 ao retratar de uma maneira mitificada a vida do nordestino.
O Movimento Modernista foi liderado por jovens intelectuais avessos ao academismo o movimento teve início com a publicação do Manifesto Futurista e escandalizou a sociedade paulistana da época. Devido ao arrojo de seus precursores, o Modernismo brasileiro, que é, tradicionalmente dividido em três fases, teve a primeira denominada fase heroica. Empenhados em libertar-se de “uma série de recalques históricos, sociais, étnicos” os modernistas buscavam através de sua arte, a afirmação identitária de “um povo latino, de herança cultural europeia, mas etnicamente mestiço [...] influenciado por culturas primitivas ameríndias e africanas”. (CANDIDO, 2000, p. 119).
A Mostra contará com três ambientes que retratarão o Movimento Modernista: Fernando Pessoa e seus heterônimos, A Semana de 22, Manuel Bandeira; além de um memorial dos principais artistas do período, tais como Oswald e Mário de Andrade.
Durante o evento, a banda Set List apresentará o pocket-show: O amor e a seca na literatura – Um diálogo musical com a poesia. Este momento relaciona-se com todas as apresentações desde o amor carnal de Manuel Bandeira à seca nordestina presente em obras como Vidas Secas, passando pelo amor romântico encontrado em Romeu e Julieta e nas poesias de Vinicius de Moraes.