sexta-feira, 25 de março de 2011

Dia Internacional da Poesia



Para celebrar o Dia Internacional da Poesia, comemorado na última segunda-feira,21/3,o clube de leitura da EEEP José Maria Falcão, orientados pela professora de Língua Portuguesa, Denise Santos, realizou um momento de declamações de poesias. O propósito deste dia era promover a leitura e ensino através da poesia do mundo.

O evento iniciou com a apresentação da Banda Set List e culminou com declamações de poesias em português, espanhol e em inglês.


O dia 21 de março, comemorado em mais de cem países, é a data promulgada pela UNESCO para ser celebrada como Dia Mundial da Poesia. Grandes poetas brasileiros fazem parte da nossa história poética de todos os tempos. Adélia Prado, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Cecília Meirelles, Cora Coralina, Ferreira Gullar, Gregório de Matos, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Mario Quintana, Olavo Bilac, Mário de Andrade, Murilo Mendes, Paulo Mendes Campos e Vinícius de Moraes são apenas alguns de nossos melhores.

Soneto da Separação
Vinícius de Moraes

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o pranto.
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento fez-se o drama.
De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.
Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.




Dia da Poesia
Marlene B. Cerviglieri


Será hoje, foi ontem ou amanhã...
Difícil responder
pois para mim todos os dias são
de amor, de tristeza, de saudades,
até de solidão.
Ao abrir os olhos na manhã,
sentir que estou viva, poder ver
ouvir e sentir.
Meu deus isto é vida,
isto é poesia.
E não uma ilusão...

sábado, 19 de março de 2011

Game da Reforma Ortográfica

A FMU, em parceria com a Retoque Comunicação e o LivroClip, apresenta o Game da Reforma Ortográfica, uma maneira interativa e divertida de aprender mais sobre as novas regras da língua portuguesa.

Confira o game e aproveite para conhecer mais sobre as alterações da reforma ortográfica.

http://www.fmu.br/game/home.asp

sábado, 12 de março de 2011

Lista de Livros de Literatura para os Vestibulares de 2011 e 2012.

Como acontece a cada dois anos, a Universidade Estadual de Londrina divulga a lista de livros para o seu Concurso Vestibular. A listagem a seguir relaciona os livros de
literatura brasileira e portuguesa obrigatórios para os candidatos que desejarem
participar da seleção para ingresso na UEL em 2011 e 2012.

1- Poesias Selecionadas - Gregório de Matos
2- Espumas Flutuantes - Castro Alves
3- Bom-Crioulo - Adolfo Caminha
4- A Capital Federal - Artur Azevedo
5- A Confissão de Lúcio - Mario de Sá-Carneiro
6- Contos Gauchescos - João Simões Lopes Neto
7- Falso Mar, Falso Mundo - Raquel de Queiroz
8- A Teus Pés - Ana Cristina César
9- Cidade de Deus - Paulo Lins
10- O Outro Pé da Sereia - Mia Couto

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Um dia muito estranho






Você conhece a personagem Harry Potter? Os livros com as aventuras desse aprendiz de feiticeiro têm feito muito sucesso entre os jovens leitores. Qual sua opinião sobres essas narrativas? Você gosta porque elas mostram coisas estranhas, mágicas sobrenaturais, ou não gosta justamente porque fogem à realidade?

1. Harry Potter e a Pedra Filosofal foi lançado no Brasil em 2000. É considerado um dos livros mais lidos nos últimos anos, em vários países. Você já leu ou assistiu ao filme? Em caso afirmativo, quando você o leu? Quantos anos tinha na época? Comente suas impressões sobre a leitura.

2. Vamos tentar lembrar do início da história e apresentar Harry Potter.
a) Quem é Harry Potter? Como e porque ele foi entregue aos seus tios na Rua dos Alfeneiros?
b) Quanto tempo se passa até ele tomar conhecimento da sua condição de bruxo?
c) A partir de que momento Harry inicia o seu aprendizado de magia e envolve-se em aventuras contra Voldemort e seus aliados?

3. No décimo oitavo parágrafo, um velhinho de capa roxa, após levar um encontrão do Sr. Dusley, chama-o de "trouxa" e se refere a um tal " Você-sabe-quem". Você compreendeu essas expressões? Sobre o que se trata?

4. Indique os trechos que demostram que os Dusley não gostam nem um pouco dos Potter.Por qual motivo?

5. Você acredita que ter imaginação é importante para as pessoas? E se a pessoa viver somente guiada pela imaginação?

6. Releia o último parágrafo do texto. O que sugere a permanência do gato no jardim da casa, observando o início da rua.

7. Quais os personagens deste texto?

8. Cite as características físicas destas personagens.

9. No 3º parágrafo, o que ficamos sabendo sobre os Potter?

10. A partir do 5º parágrafo há indícios de que algo estranho estaria acontecendo. Quais são estes sinais?

11. Em que ambientes ocorrem os fatos?

12. Em quanto tempo se passam os acontecimentos?

13. PRODUÇÃO:A sinopse é um texto informativo que contém a ficha técnica e um breve resumo de um filme.O desenvolvimento do enredo e seu deslance não são revelados. Não há uma avaliação crítica.
Produza uma sinopse para o filme "harry Potter e a Pedra Filosofal". Faça uma boa revisão, ilustre-o. ( Entregar em folha avulsa - atividade em dupla)


Fonte: VIEIRA, Maria das Graças. Ler,entender, criar: Língua Portuguesa: Manual do Professor. SP: Ática, 2005. p. 84 a 92.


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Teste Vocacional

Segue abaixo um link para um teste vocacional bem diferente do que costumamos ver ou fazer


http://testevocacional.guiadoestudante.abril.com.br/

Descubra qual o seu tipo de personalidade e qual a profissão ideal para ele.



OUTRA DICA: CONHEÇA O SITE GUIA DO ESTUDANTE, é bem legal para você conhecer melhor a carreira que pretende seguir ou para descobri-la.Escolha sua faculdade, faça testes vocacionais e simulados e fique por dentro do Enem e dos vestibulares do Brasil.




http://guiadoestudante.abril.com.br

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo!


Os fogos anunciam a chegada de um Novo Ano!É hora de refazer seus sonhos ainda não realizados e acreditar que irão concretizá-los. Aprender com os erros dos anos idos e brindar com um sorriso o ano bem vindo.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Imagens do Museu da Literatura





Museu da Literatura









O Projeto Despertando o Gosto pela Literatura consiste num trabalho de valorização da leitura, pois a Literatura traz um benefício que é acrescentar no educando a capacidade de conhecer as palavras.
No decorrer do projeto, surgiu a ideia do Museu da Literatura, uma forma de dirigir os educandos ao estudo, ao interesse pela língua. É, também, uma maneira de integrar literatura, cotidiano e arte.
O objetivo do Museu era criar um espaço vivo sobre a literatura, capaz de causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos. Além de, é claro, desenvolver o gosto pela Literatura Portuguesa, Inglesa e Hispânica.
Aproveitando a exposição, extremamente orgulhosos, publicamos, através do site Clube de autores, o livro da aluna Talita Sousa de Oliveira. “O agir de Deus no amor de Alexandre e Rebeca”, é o primeiro livro escrito por ela.
Segue abaixo os ambientes temáticos e as apresentações ocorridas durante o “Museu da Literatura”:


AMBIENTES TEMÁTICOS:
Sala 1: Biografia;
Sala 2: Metaformose;
Sala 3: Totens Literários;
Sala 4: Literart;
Corredor: Beco das Palavras;
Pátio: Árvore das Palavras;

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS
Declamação de poesias;
Danças: Flamenco, Carimbó, Xote e uma adaptação do Fantasma da Ópera;
Jogral;
Banda Set List;

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Atividade Preparatória para o Spaece - 2º Ano

O Fim da Barriga

Nas últimas cinco décadas, o "peso ideal" foi um dos indicadores mais importantes da boa saúde. O excesso puro e simples de tecido adiposo era tido como o vilão responsável por uma série de doenças - de infartos e derrames a apnéia do sono, de vários tipos de câncer a problemas na coluna. Os estudos mais recentes, no entanto, mostram que a relação entre o peso corporal e saúde é bem mais complexa do que se supunha.
Mais importante do que a quantidade de gordura é o modo como ela se distribui pelo organismo. E não há gordura mais perniciosa do que aquela que se concentra no abdômen, a famosa barriguinha – "de chope", no caso dos homens. No jargão médico, ela é conhecida como gordura visceral ou intra-abdominal. Os perigos oferecidos por ela decorrem de sua proximidade com órgãos vitais como fígado, intestino, rins e pâncreas. "O papel desta gordura no organismo é um campo que a ciência investiga há muito pouco tempo", disse à VEJA o endocrinologista canadense Jean-Pierre Després, um dos principais pesquisadores de gordura visceral do mundo.
Paulo Neiva

De acordo com o texto, responda até a Questão – 5:
1. Em "– de infartos a derrames a APNÉIA do sono,...", o significado do vocábulo destacado está correto na opção:
a. desconforto ao dormir.
b. agitação do sono.
c. falta de equilíbrio.
d. suspensão da respiração.
e. excesso da respiração.

2. No vocábulo adiposo o sufixo oso tem a noção de:
a. nomenclatura científica.
b. ação.
c. profissão.
d. quantidade.
e. procedência.

3. "Os estudos mais recentes, no entanto, mostram que..." No período acima o elemento coesivo tem a função de:
a. oposição.
b. condição.
c. temporalidade.
d. explicação.
e. conformidade.

4. "... é o modo como ela se distribui pelo organismo." O termo em destaque tem o mesmo valor em:
a. Não compreendia seus pais por ser jovem.
b. A greve será por tempo indeterminado.
c. Lutamos por melhores salários.
d. As barracas se distribuíam por toda praça.
e. Falamos por todos os colegas.

5. "... gordura visceral ou intra-abdominal". O sentido do prefixo latino está contido no vocábulo.
a. introvertido.
b. introdução.
c. intraduzível.
d. intragável.
e. intransferível.

Texto para questão 6.

"Navegar é preciso, viver não é preciso".
Esta frase de antigos navegadores portugueses, retomada por Fernando Pessoa, por Caetano Veloso e sabe-se lá por quantos mais citadores ou reinventores, ganha sua última versão no âmbito da Informática, em que o termo "navegar" adquire outro e preciso sentido.
Na nova acepção, em tempo de Internet, o lema parece mais afirmativo do que nunca. Os olhos que hoje vagueiam pela tela iluminada do monitor já não precisam nem de velas, nem de versos, nem de fados: da vida só querem o caminho de um quarto, de onde fazem o mundo flutuar em mares de virtualidades nunca dantes navegados.

6. Considere as seguintes afirmações:
I. A significação das palavras constitui um processo dinâmico e supõe o reconhecimento histórico de seu emprego.
II. As expressões "velas", "fados" e "nunca dantes navegados" ligam-se ao contexto primitivo do velho tema.
III. Desligando-se das raízes históricas, as palavras apresentam-se esvaziadas de qualquer sentido.

Conforme se pode deduzir do texto, está correto o que se afirma:
a. apenas em I e II.
b. apenas em I e III.
c. apenas em II e III.
d. apenas em I.
e. em I, II e III.

Post-Scriptum

Querida Tereza:
tão logo eu tenha dinheiro
para agora e futuro,
casa própria carro do ano
diploma consultório montado
prestígio respeito dos vizinhos
aí sim Tereza vai ser bom a gente se amar
como amam soltos os unicórnios e
fadas embaixo das pontes e viadutos.
até lá Tereza
é esperar e rezar para que depois
de tudo isso sobre de nosso amor
ao menos uma titica e de nossos
corpos ao menos o dedão do pé.
(Ulisses Tavares)

7. A partir da leitura do poema, pode-se afirmar que:
a. A vida do casal contemporâneo se torna muito monótona se não houver momentos de conforto e aventura.
b. As relações conjugais contemporâneas são marcadas exclusivamente pela ambição financeira.
c. Como o homem contemporâneo dedica-se intensamente à satisfação de desejos consumistas, esquece-se das relações afetivas.
d. O homem contemporâneo gasta toda a sua vida para satisfazer necessidades sociais e conjugais.
e. Nos dias de hoje, só é possível pensar em casamento depois de se construir um sólido patrimônio.

8. Leia as afirmações sobre o poema de Ulisses Tavares.
I. O título do poema "Post-Scriptum" faz menção às notas que se acrescentam ao final de uma carta. Ao empregar esse título, o poeta ressalta a idéia de que as relações amorosas são tão adiadas que se reduzem a uma função secundária, na vida contemporânea.
II. Os termos "unicórnios" e "fadas", por se referirem a um mundo ilusório, colaboram para a idéia de que a força do amor supera, mesmo no mundo contemporâneo, as privações da realidade imediata.
III. As expressões "titica" e "dedão do pé", em função de seu caráter prosaico, contribuem para ressaltar a idéia de que a realização amorosa se restringe na vida contemporânea a uma dimensão banal.

Assinale a alternativa correta.
a. Todas as afirmações são verdadeiras.
b. Somente a afirmação I é verdadeira.
c. Somente as afirmações I e II são verdadeiras.
d. Somente as afirmações I e III são verdadeiras.
e. Somente as afirmações II e III são verdadeiras.

9. "A Guerra do Vietnã revelou ao mundo imagens, protagonizadas por soldados norte-americanos e vietnamitas, capazes de imobilizar a sociedade civil dos EUA, unindo-a em protestos que clamavam pelo fim do conflito armado."

Assinale a alternativa que apresenta a expressão responsável pela quebra da coerência textual:
a. protagonizadas d. unindo-a
b. imobilizar e. clamavam
c. sociedade civil


"Guerreiros dos malotes"
Parece que cada motoboy quer resgatar uma odalisca do harém

Quatro horas da tarde. Estou subindo a Avenida Rebouças e observo a montanha de carros à minha frente. Trânsito lento. Lentíssimo. Ouço música. De repente, sinto uma pancada no carro. Um motoboy acaba de arrasar com meu espelho. Nem se digna olhar para trás. Continua ondulando por entre os carros paralisados. Dá vontade de descer e persegui-lo. Não seria nem para reclamar o espelho de volta. Mas para exigir respeito. No mínimo, um pedido de desculpas. Tarde demais. Ele está longe. Eu, sem retrovisor. (...)
(Veja SP, 28/04/99.)

10. Embora o tempo predominante no texto seja o presente do indicativo, as ações não ocorrem no momento da fala e também não são todas concomitantes. Assinale a alternativa que apresenta uma análise incorreta dos verbos.
a. Em "estou subindo" e "observo" o presente do indicativo expressa uma ação que possui uma certa duração.
b. "Sinto" indica uma ação duradoura, concomitante a "ouço".
c. "Acaba de arrasar" expressa uma ação anterior a "nem se digna".
d. Nas duas última orações ("Ele está longe. Eu, sem retrovisor."), os verbos expressam ações concomitantes.
e. "Dá vontade de descer" é conseqüência de ações anteriores, portanto, é posterior, por exemplo, às ações do motoqueiro.

domingo, 7 de novembro de 2010

Grêmio Estudantil, Exercendo a Cidadania





A construção da vida escolar deve envolver todos os atores nela presentes – professores, diretores, pais e alunos. Estes últimos desempenham um papel fundamental na prevenção à violência, que alcança não apenas a escola, mas também a própria comunidade, uma vez que é integrante desta. Apesar de freqüentemente esquecida, a escola é um lugar público cuja relevância para a comunidade é inegável.Quanto mais estimulamos a colaboração e a solidariedade dentro da escola e em nossa comunidade, mais estaremos participando da construção de uma cidadania ativa, consciente e responsável.Por isso é muito importante aprendermos a participar organizadamente das atividades da sociedade, da nossa comunidade e da nossa escola. E a melhor forma de aprender a participar é participando, ou seja, aproveitando as oportunidades que aparecem ou mesmo criando-as.
O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.É, também, um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.isso quer dizer que o grêmio dá aos alunos a possibilidade de transformarem a sua realidade, proporem alternativas, lutarem por seus direitos e, o mais importante, exercerem a sua cidadania.
Um Grêmio Estudantil pode fazer muitas coisas, desde organizar festas nos finais de semana até exigir melhorias na qualidade do ensino. Ele tem o potencial de integrar mais os alunos entre si, com toda a escola e com a comunidade.Por isso, é importante deixar claro que um de seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras dentro da escola.
Participar é importante para poder transformar. Se não estamos satisfeitos com alguma coisa, podemos propor alternativas e participar na sua transformação. Se estamos contentes com algo, podemos participar na sua divulgação e contribuir para que outras pessoas aprendam com nossa experiência. Isso é exercício de cidadania.



FONTE: http://www.promenino.org.br/Ferramentas/Conteudo/tabid/77/ConteudoId/97586458-481d-4e8f-bf95-8fbe921800d2/Default.aspx