segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PRODUÇÃO TEXTUAL - 2º ANO

CONTO

É uma narrativa curta e que se diferencia dos romances não apenas pelo tamanho, mas também pela sua estrutura: há poucas personagens, nunca analisadas profundamente; há acontecimentos breves, sem grandes complicações de enredo; e há apenas um clímax, no qual a tensão da história atinge seu auge.

No conto, tempo e espaço são elementos secundários, podendo até não existir. Além disso, os próprios acontecimentos podem ser dispensáveis. Há, por exemplo, contos de Machado de Assis ou Tchekov nos quais, simplesmente, não tem nada que acontece. O essencial está no ar, na atmosfera, na forma de narrar, no estilo.

DICAS PARA ESCREVER UM CONTO

O enredo do conto deve apresentar em linhas gerais, as seguintes fases:
1. Apresentação
2. Complicação ou evolução
3. Clímax
4. Solução ou desfecho

Evite o uso de repetições fazendo uso de sinônimos. O conto não deve cansar o leitor e superestimar (nem subestimar) sua inteligência. Podemos enganar usando um raciocínio lógico falso que o induza a pensar de uma forma, mas nunca dizer o óbvio.

O título não deve sugerir o conteúdo do conto. Os títulos curtos são sempre melhores e instigantes.

Elimine explicações e descrições que não tenham importância para a história, cortar parágrafos é dar movimento mais dinâmico ao conto.

Deixe de lado os verbos de ligação e os pronomes reflexivos, com eles, a leitura se torna cansativa. Também evite o uso demasiado de conjunções aditivas.

FONTE: http://www.lendo.org/como-escrever-um-conto/

OS MELHORES CONTOS PRODUZIDOS PELAS TURMAS DE 2º ANO SERÃO PUBLICADOS AQUI!

Um comentário:

  1. Denise você é uma excelente professora,eu não estudo no liceu,mas fiz o cursinho pré-vest e foi excelente aprendi muitas coisas com você ,e com a Bia também um abraço para voçê e a Bia adoro voçês.

    ResponderExcluir