sábado, 28 de maio de 2011

II Museu da Literatura

No dia 27 de maio,na E.E.E.P. José Maria Falcão, aconteceu a 2ª edição do Museu da Literatura, focalizando o resgate da nossa identidade cultural. Evento organizado pela professora de Língua Portuguesa, Denise Santos e com a colaboração da professora de Língua Espanhola Carla Beatriz.
Através do Projeto Despertando o Gosto Pela Literatura há a tentativa de estimular o hábito da leitura e o contato com a legítima cultura popular, definindo assim as trovas e o cordel como expressões das mais autênticas poesias do povo de nosso país.
Homenageamos o grupo de trovadores da UBT - Pacajus, que faziam a publicação Cajueiro de Trovas, coletânea organizada pela poetisa Jufacha. Ressaltando a importância desta produção cultural para a sociedade não só para preservar essa arte, como também fazer com que as pessoas e as novas gerações possam, cada vez mais, acreditar, apreciar, se encantar e também elaborar excelentes poesias, que sensibilizem o leitor, que nos sirvam de lição e aprendizagem, e contribuam para o engrandecimento da cultura pacajuense.
Os ambientes temáticos , além de homenagear o Cajueiro de Trovas,também resgatava o grupo cearense que formou a Padaria Espiritual e os grandes nomes da Literatura nordestina, como Jorge Amado, Patativa do Assaré e José de Alencar.
O evento contou com a presença de Graça Santiago, representante da 9ª CREDE, Rinaldo Costa, superintendente da Escola Profissional,e dos poetas trovadores Iara Faheina Chaves, Ozanira Machado, Raimunda Barbosa.Além de José Valdir Gomes Bezerra e Azenete Castro Girão, que recitaram trovas feitas especialmente para o evento (as trovas estão na página Ler é preciso - coletânea de texto deste blog).

Um comentário:

  1. Ô não acredito que perdi essa viu,espero que haja outro.

    ResponderExcluir