terça-feira, 18 de setembro de 2012

II Sarau Literário José Maria Falcão

Na última sexta, 14/9/2012, aconteceu na EEEP José Maria Falcão o II Sarau Literário com a participação das turmas de 1º, 2º e 3º Anos. O tema desta vez foi um Passeio pela Literatura.
Iniciamos o passeio pela Idade Média com as Cantigas Medievais Galego-portuguesas - reproduzidas muito bem pelos alunos da turma de Logística e ao som de violino pelo aluno Samuel da Silva(INF 2º) - onde a literatura foi dominada pelas histórias em verso, as sagas dos Vikings e os romances de cavalaria, tal como as Lendas do Rei Artur e de Carlos Magno.



 O humanismo foi uma época de transição entre a Idade Média e o Renascimento. Como o próprio nome já diz, o ser humano passou a ser valorizado. Foi nessa época que surgiu uma nova classe social: a burguesia. Os artistas começaram a dar mais valor às emoções humanas. Neste momento, o teatro foi a manifestação literária onde ficavam mais claras as características desse período. Gil Vicente foi o nome que mais se destacou, ele escreveu mais de 40 peças. Os alunos da turma de Informática interpretaram um trecho da obra O Auto da Barca do Inferno.







O classicismo é um movimento cultural que valoriza e resgata elementos artísticos da cultura clássica (greco-romana). Nas artes plásticas, teatro e literatura, o classicismo ocorreu no período do Renascimento Cultural (séculos XIV ao XVI). Já na música, ele apareceu na metade do século XVIII (Neoclassicismo).Na literatura destacou-se o escritor português Camões, autor da grandiosa obra Os Lusíadas - obra que foi declamada por alunos da turma de Administração.
As turmas ainda apresentaram danças da corte medieval tais como a Pavana e os Menuentos.

Continuando o passeio, as turmas de 2º Ano representaram a Belle Epoque, período da supervalorização da arte pela arte. Declamaram a poesia Mal Secreto de Raimundo Correia - pela Secretaria Escolar. Musicaram o poema Ao coração que sofre de Olavo Bilac - Enfermagem 2º. Além disso, o ponto mais forte da boemia em que estavam envoltos os parnasianos, os cabaret franceses interpretado pelos alunos da turma de Comércio que apresentaram o poeta Olavo Bilac e o cancan aos presentes no evento.

















Saltamos para o Modernismo com as turmas de Informática e Enfermagem do 3º Ano com declamações de poesias de Cecília Meirelles e Carlos Drummond de Andrade ao som de um coral belíssimo que interpretavam as músicas de Vinicius de Moraes.

Foi um evento encantador promovido pelos nossos educandos e coordenado pelas professoras de Língua Portuguesa Denise Santos e Rogéria Viturino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário