Nos dias 7 e 8/1/2014, na EEEP José Maria Falcão, aconteceu a I Formação de Multiplicadores do Círculo de Leitura JMF visando aprofundar as ideias e discussões acerca das obras Fernão Capelo Gaivota, de Richard Bach – carro-chefe do projeto – e Kouros, de Nikos Kazantzakis. Na história, Bach retoma as ideias de Platão sobre o amor como conhecimento. Algumas pessoas gostam de aprender, e o aprendizado desperta nelas a vontade de ensinar; No último dia foi a vez da “Peça Kouros” onde o autor reescreve o mito de Teseu. Kazantzakis é um discípulo do filósofo Friedrich Nietzsche, e para este filósofo, as forças opostas, que se intensificam no encontro, precisam entrar em acordo. Na lenda antiga, Teseu mata o minotauro, mas a releitura mostra um outro caminho para resolver o problema: nem matar nem morrer, mas transformar.
A formação reuniu alunos das turmas de 1º ano (2013) para que trabalhassem com a metodologia do projeto e conhecessem um pouco mais da história do Círculos. O propósito é a imersão em temas das obras, a troca de experiências e a interação entre os multiplicadores da escola. A formação seguiu a seguinte pauta:
1º dia: Fernão Capelo Gaivota
- Vídeo: Círculo da Leitura;
- Vídeo Motivacional;
- O que é o Círculo de Leitura;
-Divisão dos grupos;
- Leitura de Poesia: Hino de Consagração a Eros;
-Resumo e Principais ideias;
- Leitura e discussão do texto: A alegoria da caverna e Fernão;
- Rodada Final;
2º dia: Kouros
- Leitura de Poesia: Fragmento de Píndaro
-Divisão dos grupos;
-Resumo e Principais ideias;
- Leitura e discussão do texto: Introdução a Kouros: Tempo, Caráter e Destino;
- A função dos heróis na educação;
- Rodada Final;
- Encerramento;
Parabéns às nossas gaivotas pela disponibilidade e dedicação ao projeto. Sem isso e sem amor ao que fazemos essa formação não teria sido possível.
- Leitura de Poesia: Fragmento de Píndaro
-Divisão dos grupos;
-Resumo e Principais ideias;
- Leitura e discussão do texto: Introdução a Kouros: Tempo, Caráter e Destino;
- A função dos heróis na educação;
- Rodada Final;
- Encerramento;
Parabéns às nossas gaivotas pela disponibilidade e dedicação ao projeto. Sem isso e sem amor ao que fazemos essa formação não teria sido possível.
Que saudade de tudo isso ( mesmo não tendo tudo isso na minha época).
ResponderExcluirBelo trabalho, tia Denise.
Obrigada, Lindemberg! Saudades também!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir