terça-feira, 20 de abril de 2010

PROJETO DESPERTANDO O GOSTO PELA LITERATURA

Partindo das dificuldades de leitura das obras clássicas da literatura, detectadas nos alunos da E.E.E.P. José Maria Falcão, que a linguagem utilizada pelos autores desses livros não agradam aos estudantes, fazendo com que os mesmos não se interessam pela leitura da obra e busquem meios alternativos como resumos para fazerem as provas, surgiu a necessidade de elaborar um projeto literário que despertasse o interesse e levasse o educando a interagir com a história dos livros clássicos. O projeto torna-se gratificante tanto para o professor quanto para o estudante, pois na literatura é possível trabalhar com a contemporização e com a pluralidade, provocando as competências adormecidas ou ignoradas, como a criatividade, a cidadania e a sociabilidade.

Dessa forma, o único limite para a amplidão da leitura é a imaginação do leitor; é ele mesmo quem constrói as imagens acerca do que está lendo. Por isso ela se revela como uma atividade extremamente frutífera e prazerosa.

Os livros que estão sendo trabalhados neste bimestre são: Cinco Minutos, Senhora, Dom Casmurro, O Crime do Padre Amaro e O Primo Basílio.

Aqui no Blog será possível encontrar atividades extras sobre as temáticas dos livros do Projeto. Espero que vocês aproveitem cada instante para que possamos, ao fim desse ano letivo, ser leitores do mundo a nossa volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário