domingo, 23 de junho de 2013

DESPERTANDO O GOSTO PELA LITERATURA na 65ª SBPC

Com a apresentação do trabalho: "DESPERTANDO O GOSTO PELA LITERATURA", a EEEP José Maria Falcão marcará presença na 65ª SBPC, que ocorrerá de 21 a 26 de julho de 2013, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, PE.


A tarefa central do trabalho com a literatura no Ensino Médio é a formação leitora com foco nas contribuições que a leitura dos autores clássicos pode oferecer aos jovens envolve um desafio: o de ensinar a ler textos sem ferir a experiência de autonomia e liberdade que caracterizam o contato com a literatura. Os PCN’s já apontam para o lúdico ao reconhecer a necessidade da arte ao tomar a Literatura em seu stricto sensu: como arte que se constrói com palavras. (Orientações Curriculares para o Ensino Médio 2006, p.52). O Despertando o Gosto pela Literatura tem tido experiências exitosas ao integrar a leitura à arte de contar histórias, fazendo os educandos compartilharem sua aprendizagem com a comunidade. Contar histórias é também trocar ideias. No projeto, o aluno tem espaço para manifestar suas ideias e opiniões, pois também é um contador de histórias. Passa-se a sentir prazer a ler, há um significado na leitura. Assim como em Pages e em Miguel de Unamuno, pensemos nos livros como sonhos que não nos deixa esquecer quem somos lendo a vida “que os outros sonharam porque a alma esquece das coisas que passaram”.

A SBPC é realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, sendo um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A programação científica é, geralmente, composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Acontecem também, durante a Reunião Anual, eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura).

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas - cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes.

A apresentação do poster do Projeto despertando o Gosto pela Literatura acontecerá no dia 23 de Julho.

Mais informações você encontra aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário