terça-feira, 18 de setembro de 2012

II Sarau Literário José Maria Falcão

Na última sexta, 14/9/2012, aconteceu na EEEP José Maria Falcão o II Sarau Literário com a participação das turmas de 1º, 2º e 3º Anos. O tema desta vez foi um Passeio pela Literatura.
Iniciamos o passeio pela Idade Média com as Cantigas Medievais Galego-portuguesas - reproduzidas muito bem pelos alunos da turma de Logística e ao som de violino pelo aluno Samuel da Silva(INF 2º) - onde a literatura foi dominada pelas histórias em verso, as sagas dos Vikings e os romances de cavalaria, tal como as Lendas do Rei Artur e de Carlos Magno.



 O humanismo foi uma época de transição entre a Idade Média e o Renascimento. Como o próprio nome já diz, o ser humano passou a ser valorizado. Foi nessa época que surgiu uma nova classe social: a burguesia. Os artistas começaram a dar mais valor às emoções humanas. Neste momento, o teatro foi a manifestação literária onde ficavam mais claras as características desse período. Gil Vicente foi o nome que mais se destacou, ele escreveu mais de 40 peças. Os alunos da turma de Informática interpretaram um trecho da obra O Auto da Barca do Inferno.







O classicismo é um movimento cultural que valoriza e resgata elementos artísticos da cultura clássica (greco-romana). Nas artes plásticas, teatro e literatura, o classicismo ocorreu no período do Renascimento Cultural (séculos XIV ao XVI). Já na música, ele apareceu na metade do século XVIII (Neoclassicismo).Na literatura destacou-se o escritor português Camões, autor da grandiosa obra Os Lusíadas - obra que foi declamada por alunos da turma de Administração.
As turmas ainda apresentaram danças da corte medieval tais como a Pavana e os Menuentos.

Continuando o passeio, as turmas de 2º Ano representaram a Belle Epoque, período da supervalorização da arte pela arte. Declamaram a poesia Mal Secreto de Raimundo Correia - pela Secretaria Escolar. Musicaram o poema Ao coração que sofre de Olavo Bilac - Enfermagem 2º. Além disso, o ponto mais forte da boemia em que estavam envoltos os parnasianos, os cabaret franceses interpretado pelos alunos da turma de Comércio que apresentaram o poeta Olavo Bilac e o cancan aos presentes no evento.

















Saltamos para o Modernismo com as turmas de Informática e Enfermagem do 3º Ano com declamações de poesias de Cecília Meirelles e Carlos Drummond de Andrade ao som de um coral belíssimo que interpretavam as músicas de Vinicius de Moraes.

Foi um evento encantador promovido pelos nossos educandos e coordenado pelas professoras de Língua Portuguesa Denise Santos e Rogéria Viturino.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

1º Encontro do Círculos de Leitura







Ontem, dia 5/9/2012, no Centro de Multimeios se reuniu pela primeira vez os grupos do Círculos de Leitura. Iniciamos com a obra de Richard Bach, Fernão Capelo Gaivota e para brindar o momento recitamos a poesia 'Motivo' de Cecília Meireles. São três grupos com 30 alunos das turmas de Administração, Logística e Informática do 1º Ano e alguns alunos de Informática, Enfermagem do 2º Ano.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

E.E.E.P. José Maria Falcão participa da Formação de Multiplicadores do Círculos de Leitura do Instituto Fernand Braudel



Norman Gall, Catalina Pàges e Leonardo
Jussara Couto animando seu Círculo.

Aila Magalhães reuniu todos os educadores presentes.










Os alunos Héricles Girão, Hívila Morais e Lucas Nogueira juntamente com a professora Denise Santos participaram da Formação de Multiplicadores do Círculos de Leitura do Instituto Fernand Braudel no Jangadeiro Praia Hotel, durante os dias 20 a 24/8/2012, na Praia do Presidio, em Aquiraz.
A equipe teve a oportunidade de conviver com jovens e professores de outras 20 EEEP's. Os educandos leram os livros que serão trabalhados nas escolas, discutindo os temas e as ideia, além de se familiarizarem com as obras e o método.
Desde 2000, o Instituto Fernand Braudel realiza Círculos de Leitura com crianças e adolescentes em parceria com escolas públicas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia. A proposta do trabalho começou em meados da década de 90 com a psicanalista Catalina Pagès com foco em apoiar ativamente a melhoria do ensino público.

Equipe EEEP José Maria Falcão






quarta-feira, 20 de junho de 2012

II Contos que o tempo conta....






Durante o 2º bimestre letivo de 2012, desenvolvemos o projeto de contação de histórias com as turmas de 1º Ano da EEEP José Maria Falcão. A repercussão e experiência adquirida com o I Contos que o tempo conta fez que os projetos deste ano alcançassem êxito prontamente. O prazer de interagir com as crianças das escolas municipais e o sucesso do trabalho desenvolvido por nossos adolescentes ficou claro ao ver o rosto alegre e maravilhado dos educandos das escolas que nos receberam carinhosamente. Nada como uma boa história para ensinar valores e despertar o gosto pela literatura.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

I Semana da Poesia na E.E.E.P. José Maria Falcão



Durante o período compreendido entre 14 e 21 de março – Dias Nacional e Mundial da Poesia respectivamente - os alunos do Clube de Leitura da E E. E. P. José Maria Falcão realizaram uma semana de atividades celebrando a poesia, sob a supervisão da prof.ª coordenadora do Projeto “Despertando o Gosto pela Literatura” Denise Santos.




Dentre as atividades estão: a montagem do mural “Despertando o Gosto pela Literatura” onde fixaram poesias de diversos autores; Exposição de livros poéticos com o apoio das professoras Socorro Almeida e Renata Pinheiro, do Centro de Multimeios; uso músicas para despertar o interesse à leitura, relacionando à canções que intertextualizaram com poesias como por exemplo “Canteiros” de Fagner, “Rosa de Hiroxima”de Ney Matogrosso e “Monte Castelo” de Renato Russo.



As atividades culminaram na quadra da escola com declamação de poesias de Patativa do Assaré, Cecília Meireles, Luiz Fernando Veríssimo e com a leitura de uma produção do aluno Jonas Rodrigues da turma de Comércio – 2° ano.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Projeto VIVE nas aulas de Língua Portuguesa


Filme: Sociedade dos Poetas Mortos
Período: Fevereiro

Durante as aulas de Literatura, nas turmas de 1º Ano, assistimos ao filme Sociedade dos Poetas Mortos. Em seguida, discutimos vários temas entre eles o conceito de Carpe diem, a construção de um futuro e o valor da poesia. Relacionamos a temática da obra cinematográfica com as aulas de Literatura e ao projeto VIVE. Vimos que a poesia nos oferece a possibilidade de descobrir as grandes virtudes e fraquezas humanas, e que devemos lidar com estes sentimentos com respeito e responsabilidade.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Memórias...

Visando oportunizar a construção de aprendizagens significativas através do desenvolvimento de competências e habilidades que deem importância à cultura letrada na contemporaneidade, preparando os educandos para uma atuação comprometida, responsável e criativa frente à vida social, os alunos das turmas de 1º Ano estão trabalhando, na disciplina de projetos, o gênero Memórias. Ao final dos meses de fevereiro e março, os educandos estarão postando suas memórias no site Museu da Pessoa.
Museu da Pessoa é um museu virtual de histórias de vida, visando um mundo mais justo e democrático baseado na história de pessoas de todos os segmentos da sociedade.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Contos que o tempo conta - Parte II



Os contadores de história nasceram com a humanidade. Falar sobre encadear acontecimentos, acrescentando-lhes uma interpretação, são atributos humanos. Usar o corpo para acentuar e definir a expressão do pensamento pertence aos artifícios da comunicação entre os seres. O contador reúne essas duas qualidades: a capacidade de narrar e de representar – com a voz, o olhar e os gestos – essas narrativas.A ligação torna-se ainda mais forte, quando o texto objeto da contação desencadeia a memória afetiva, ligada às histórias ouvidas na infância. Contador e ouvinte ficam, então, entregues à memória e à imaginação, restabelecidas e vivificadas. A força dessa literatura é acrescida, quando a fonte das histórias é de origem popular oral. E isso foi amplamente desenvolvido nesta IV etapa do Projeto Despertando o Gosto pela Literatura, que teve sua culminância no dia 7 de dezembro de 2011, na EEEP José Maria Falcão.



Objetivo Geral
• Despertar o gosto e prazer pela literatura brasileira e hispânica através da transmissão oral de história e readaptando clássicos infanto-juvenis, visando a aproximação dos alunos aos grandes nomes da literatura.



Objetivos Específicos
• Ampliar o conhecimento artístico-literário dos alunos da EEEP José Maria Falcão através de apresentações que envolvam expressão corporal, encenações teatrais, musicais, declamações e contação de histórias;
• Integrar os alunos de 1º, 2º e 3º anos para intercâmbio do conhecimento adquirido nas aulas de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Educação Física;
• Estreitar as relações com as escolas de ensino infantil e fundamental do município de Pacajus, através de contações de histórias, utilizando os mais diversos recursos pedagógicos
• Abrir a escola para que a comunidade conheça a criatividade, talento e habilidades artísticas dos alunos;
• Mostrar de forma concreta os conteúdos de Espanhol relacionados à Literatura utilizando recursos artísticos e expositivos para divulgação do conhecimento compreendido ao longo do ensino médio, para tanto se faz necessário a integração dos alunos de 1º, 2º e 3º anos;



Atividades desenvolvidas
• 0ficinas – Prof. Orientador: Denise Santos: Pequenas contações de historias fruto do trabalho realizado nas aulas de Literatura durante a IV etapa do Projeto Despertando o Gosto pela Literatura;

• Declamações – Prof. Orientador: Aristóteles Pinheiro

• Origem das línguas –Coord.: Carlos Jerdson/ Prof. Orientador: Aristóteles Pinheiro: A formação e a própria evolução das línguas – portuguesa e espanhola - como elemento decisivo na transmissão de histórias orais e escritas.

• Contação – Prof. Orientador: Denise Santos

• Hispanidade – Coord.: Fabiano, Rhuana, Ysamara, Kelly / Prof. Orientador: Carla Beatriz: A sala foi uma pequena amostra da produção artística e literária de escritores, atores, cantores e pintores espanhóis e hispanoamericanos, uma ampliação dos conteúdos culturais trabalhados nas aulas de Língua Espanhola durante o ensino médio.

• Documentário - Coord.: Daniela e Adriano/ Prof. Orientador: Ronalty Rocha: Tendo em vista a grande necessidade de registrar as atividades promovidas pela escola, a equipe de documentário se responsabilizou por fotografar, filmar e atualizar o mural do Clube de Leitura com as informações do evento.



• Totens – Coord.: Silmara, Suzana e Monnalysa/ Prof. . Orientador: Aristóteles Pinheiro

• Musical Os Saltimbancos –Prof. Orientador: Denise Santos

• Esquete Dom Quixote – Prof. Orientador: Carla Beatriz

• Banda Set List – Prof. Orientador: Carla Beatriz e Denise Santos

• Apresentação de Danças: Tango, Rumba e Mambo- Prof. Orientador: Carla Beatriz