quinta-feira, 22 de abril de 2010

SENHORA

01. Leia o texto a seguir.

No romance ..........., de José de Alencar, uma .......... apaixona-se por um provinciano recém-chegado ao Rio de Janeiro, experimentando, a partir daí, um processo gradativo de ...........
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.

a) Lucíola – cortesã – purificação espiritual
b) A moreninha – camponesa – degeneração física
c) Lucíola – aristocrata – degradação moral
d) Senhora – adolescente – enriquecimento material
e) Senhora – adolescente – ascensão social


02. A questão central proposta no romance Senhora, de José de Alencar, é a do casamento. Considere a obra como um todo, indique a alternativa que não condiz com o enredo do romance.

a) O casamento é apresentado como uma transação comercial e, por isso, o romance estrutura-se em quatro partes: preço, quitação, posse, resgate.
b) Aurélia Camargo, preterida por Fernando Seixas, compra-o e ele, sujeita-se ao constrangimento de uma união por interesse.
c) O casamento é só de fachada, e a união não se consuma, visto que resulta de acordo, no qual as aparências sociais devem ser mantidas.
d) A narrativa marca-se pelo choque entre o mundo do amor idealizado e o mundo da experiência degradante governado pelo dinheiro.
e) O romance gira em torno de intrigas amorosas, de desigualdade econômica, mas com final feliz, porque, nele, o amor tudo vence.

03. Em relação às técnicas usadas pelo narrador de Senhora, atribua V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Terceira pessoa
( ) Onipresente
( ) Onisciente
( ) Primeira pessoa
( ) Extensão entre autor/narrador
( ) Terceira pessoa (plural)

4.Podemos dizer que Aurélia é má? Por quê?

. Leia o trecho a seguir, de William Cereja e Thereza Magalhães:

Nas décadas que sucederam a Independência do Brasil, os romancistas empenharam-se no projeto de construção de uma cultura brasileira autônoma. Esse projeto exigia dos escritores o reconhecimento da identidade de nossa gente, nossa língua, nossas tradições e também das nossas diferenças nacionais e culturais. Nessa busca do nacional, o romance voltou-se para os espaços nacionais, identificados como a selva, o campo e a cidade, que deram origem, respectivamente, ao romance indianista e histórico (a vida primitiva),ao romance regional (a vida rural) e ao romance urbano (a vida citadina). José de Alencar, por exemplo, o maior romancista do nosso Romantismo, escreveu obras que enfocaram esses três aspectos, como O guarani, romance histórico-indianista, O gaúcho, romance regional, e Senhora, romance urbano.

CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Literatura brasileira: em diálogo com outras literaturas e outras linguagens, 3. ed. São Paulo: Atual, 2005. p. 238-239.

5. Aponte algumas características de Senhora que tenham como objetivo a criação dessa identidade nacional brasileira.

• Pense e mande a resposta em forma de comentário.
OBS.: Depois de lidos e corrigidos,serão apagados todos os comentários para evitar algo do tipo "CTRL+C; CTRL+V",OK?!!

Um comentário: