terça-feira, 24 de agosto de 2010

Não fique na dúvida: Dicas sobre a nossa língua!

1 - Ninguém diz eu coloro esse desenho. Dói no ouvido. Portanto, o verbo colorir é defectivo (defeituoso) e não aceita a conjugação da primeira pessoa do singular do presente do indicativo. A mesma coisa é o verbo abolir. Ninguém é doido de dizer eu abulo. Pra dar um jeitinho, diga: Eu vou colorir esse desenho. Eu vou abolir esse preconceito.


2 - Outro verbo danado é computar. Não podemos conjugar as três primeiras pessoas: eu computo, tu computas, ele computa. A gente vai entender outra coisa, não é mesmo? Então, para evitar esses palavrões, decidiu-se pela proibição da conjugação nessas pessoas. Mas se conjugam as outras três do plural: computamos, computais, computam.


3 - A palavra dó (pena) é masculina. Portanto, "Sentimos muito dó daquela moça".


4 - A confusão é grande, mas se admitem as três grafias: enfarte, enfarto e infarto.


5 - E não esqueça: exceção é com ç, mas excesso é com dois s.


6 - É freqüente se ouvir no rádio ou na TV os entrevistados dizerem: Há muitos anos atrás... Talvez nem saibam que estão construindo uma frase redundante. Afinal, há já dá idéia de passado. Ou se diz simplesmente Há muito anos... ou Muitos anos atrás. Escolha. Mas não junte o há com atrás.


7 - Antes de particípios não devemos usar melhor nem pior. Portanto, devemos dizer: os alunos mais bem preparados são os do 2o grau. E nunca: os alunos melhor preparados...


8 – Depois de ditongo, geralmente se emprega x. Veja: afrouxar, encaixe, feixe, baixa, faixa, frouxo, rouxinol, trouxa, peixe, etc .


9 – Você não bebe a champanhe. Bebe o champanhe. É, portanto, palavra masculina.


10 – Cidadão só tem um plural: cidadãos.


11 – Não esqueça: retificar é corrigir , e ratificar é comprovar, reafirmar : ‘Ratifico o que disse e retifico meus erros‘.


12 – E nunca diga: Eu torço para o Flamengo . Quem torce de verdade, torce pelo Flamengo.


13– Pode parecer meio estranho, mas pode conjugar o verbo aguar normalmente: eu águo, tu águas, ele água, nós aguamos, vós aguais, eles águam.


14 - A palavra que reúne maior quantidade de vogais juntas é PIAUIENSE.

15 - É indiscutível as cargas semânticas diferentes que nós atribuímos às palavras "despida, nua e pelada". Como exemplo, podemos observar que quando se referem a publicações que apresentam mulheres sem roupa, como é o caso da revista Playboy, geralmente costuma-se dizer que se trata de uma revista com ensaios fotográficos de "nu artístico", pois dizer que a revista mostra mulher pelada seria vulgarizá-la, seria comprometer a sua qualidade editorial.

Observem que nudez apresenta uma carga de sensualidade que despida não tem. Por outro lado, nudez não tem a carga pejorativa que pelada apresenta.


16 - "Toráxico" ou "Torácico"?
Embora a palavra ‘tórax’ seja escrita com "x", "torácico" grafa-se com "c". A explicação vem do latim: thorax originou ‘tórax’; thoracicus originou "torácico".

CURIOSIDADES:
17- CASA DA MÃE JOANA
Na época do Brasil Império, mais especificamente na época da minoridade do Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam se encontrar num prostíbulo do Rio de Janeiro cuja proprietária era justamente a Joana. Como eles mandavam e desmandavam no país, ficou a frase casa da mãe Joana como sinônimo de lugar em que ninguém manda.

18- CHEGAR DE MÃOS ABANANDO
Os imigrantes, no século passado, deveriam trazer as ferramentas para o trabalho na terra. Aqueles que chegassem sem elas, ou seja, de mãos abanando, davam um indicativo de que não vinham dispostos ao trabalho árduo da terra virgem. Portanto, chegar de mãos abanando é não carregar nada. Ele chegou de mãos abanando ao aniversário. Significa que não trouxe presente ao pobre aniversariante, que terá de se satisfazer apenas com a presença do amigo.

19- Você sabe qual é a maior palavra da língua portuguesa? Não?Então eu vou apresentar ela para você agora:Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico!!!
A palavra possuí 46 letras é o nome dado ao portador da doença Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose, uma doença rara causada pela aspiração de microscópicas partículas de cinzas vulcânicas.

20- Chiquititas
............. Esta é o SBT. A rede de Sílvio Santos anuncia aos quatro ventos a volta das Chiquititas ''a partir das 19:00hs''. Cruz-credo! O SBT pode ter acertado no programa. Mas errou na indicação de horas. Com mania de grandeza, tropeçou duas vezes. Uma: a abreviatura de hora, minuto e segundo não tem plural. Outra: a pequenina recusa os dois pontinhos. É assim: 19h, 19h30, 19h30min50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário