segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ATIVIDADES SEGURANÇA - 2º ANO

1. Escreva 5 características da prosa realista.

2. Com relação ao realismo, é válido afirmar que:
a) analisa o ser humano do ponto de vista estritamente psicológico, isolando-o do meio social.
b) valoriza e introduz na literatura elementos tipicamente brasileiros
c) apresenta exagerada preocupação formal, que se revela na busca de palavras ricas em sugestões sensoriais
d) idealiza a personagem feminina, que é apresentada como um ser excepcional de rara beleza
e) procura analisar com objetividade e senso crítico os problemas sociais

3. Sobre o realismo pode-se afirmar, exceto:
a) o realismo predomina sobre o romantismo na 2ª metade do século XIX
b) realismo e modernismo, no fundo, tinham as mesmas reivindicações
c) são causas do realismo o progresso da ciência e o esgotamento do romantismo
d) os escritores realistas pretendiam reformar a vida social através de seus textos
e) para o realismo-naturalismo o comportamento humano é determinado pelo meio

4. Todas as características citadas a seguir referem-se ao realismo, exceto:
a) predomínio da observação atenta da realidade social
b) liberdade aos vôos da imaginação emotiva
c) crítica da sociedade burguesa
d) denúncia de problemas sociais
e) proposta de uma representação mais objetiva e fiel da vida humana

5.MAU e MAL
MAU - adjetivo - contrário de BOM
mau comportamento mau caráter.
Ex. O menino teve um mau comportamento na escola.
MAL - advérbio - contrário de BEM
mal-educado mal orientado
Ex. É um menino mal-educado .

Use mal ou mau:
a) Caiu de..................jeito.
b) Antes só do que ...............acompanhado
c) Calção..........................feito.
d) Não leves a .............o que o fiscal disse.
e) Que fiscal................-educado.
f) Não lhes dês....................conselho!
g) Um ....................colega procede................e é ..............amigo.
h) O caso está .................... contado.
i) Ele .................sabe o que o espera.
j) Pratique o bem e evite o .........................

6. A alternativa que apresenta classes de palavras cujos sentidos podem ser modificados pelo advérbio são:

adjetivo - advérbio - verbo.
verbo - interjeição - conjunção.
conjunção - numeral - adjetivo.
adjetivo - verbo - interjeição.
interjeição - advérbio - verbo.

7. Das palavras abaixo, faz plural como "assombrações"

perdão.
bênção.
alemão.
cristão.
capitão.

8. Na oração "Ninguém está perdido se der amor...", a palavra grifada pode ser classificada como:

advérbio de modo.
conjunção adversativa.
advérbio de condição.
conjunção condicional.
preposição essencial.

9. Marque a frase em que o termo destacado expressa circunstância de causa:

Quase morri de vergonha.
Agi com calma.
Os mudos falam com as mãos.
Apesar do fracasso, ele insistiu.
Aquela rua é demasiado estreita.

10. "Enquanto punha o motor em movimento." O verbo destacado encontra-se no:

Presente do subjuntivo.
Pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo.
Presente do indicativo.
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
Pretérito imperfeito do indicativo.

11. Aponte a opção em que muito é pronome indefinido:

O soldado amarelo falava muito bem.
Havia muito bichinho ruim.
Fabiano era muito desconfiado.
Fabiano vacilava muito para tomar decisão.
Muito eficiente era o soldado amarelo.

12. A flexão do número incorreta é:

tabelião - tabeliães.
melão - melões
ermitão - ermitões.
chão - chãos.
catalão - catalões.

13. Dos verbos abaixo apenas um é regular, identifique-o:

pôr.
adequar.
copiar.
reaver.
brigar.

14. A alternativa que não apresenta erro de flexão verbal no presente do indicativo é:

reavejo (reaver).
precavo (precaver).
coloro (colorir).
frijo (frigir).
fedo (feder).

Nenhum comentário:

Postar um comentário