sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ATIVIDADE - INFORMÁTICA 2º ANO

1. MAU e MAL
MAU - adjetivo - contrário de BOM
mau comportamento mau caráter.
Ex. O menino teve um mau comportamento na escola.
MAL - advérbio - contrário de BEM
mal-educado mal orientado
Ex. É um menino mal-educado .

Use mal ou mau:
a) Caiu de..................jeito.
b) Antes só do que ...............acompanhado
c) Calção..........................feito.
d) Não leves a .............o que o fiscal disse.
e) Que fiscal................-educado.
f) Não lhes dês....................conselho!
g) Um ....................colega procede................e é ..............amigo.
h) O caso está .................... contado.
i) Ele .................sabe o que o espera.
j) Pratique o bem e evite o .........................

2. A alternativa que apresenta classes de palavras cujos sentidos podem ser modificados pelo advérbio são:

adjetivo - advérbio - verbo.
verbo - interjeição - conjunção.
conjunção - numeral - adjetivo.
adjetivo - verbo - interjeição.
interjeição - advérbio - verbo.

3. Das palavras abaixo, faz plural como "assombrações"

perdão.
bênção.
alemão.
cristão.
capitão.

4. Na oração "Ninguém está perdido se der amor...", a palavra grifada pode ser classificada como:

advérbio de modo.
conjunção adversativa.
advérbio de condição.
conjunção condicional.
preposição essencial.

5. Marque a frase em que o termo destacado expressa circunstância de causa:

Quase morri de vergonha.
Agi com calma.
Os mudos falam com as mãos.
Apesar do fracasso, ele insistiu.
Aquela rua é demasiado estreita.

6. "Enquanto punha o motor em movimento." O verbo destacado encontra-se no:

Presente do subjuntivo.
Pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo.
Presente do indicativo.
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
Pretérito imperfeito do indicativo.

7. Aponte a opção em que muito é pronome indefinido:

O soldado amarelo falava muito bem.
Havia muito bichinho ruim.
Fabiano era muito desconfiado.
Fabiano vacilava muito para tomar decisão.
Muito eficiente era o soldado amarelo.

8. A flexão do número incorreta é:

tabelião - tabeliães.
melão - melões
ermitão - ermitões.
chão - chãos.
catalão - catalões.

9. Dos verbos abaixo apenas um é regular, identifique-o:

pôr.
adequar.
copiar.
reaver.
brigar.

10. A alternativa que não apresenta erro de flexão verbal no presente do indicativo é:

reavejo (reaver).
precavo (precaver).
coloro (colorir).
frijo (frigir).
fedo (feder).

11. Completa o texto com Advérbios de Modo, Lugar e Tempo.

1- [?] vou visitar o meu primo Alberto.
2 -Eles moram [?] de Coimbra.
Com receio de chegar atrasado, ele saiu [?] de casa.
3 - [?] se vai ao longe.
4 - [?], no cimo da colina, avista-se uma bela paisagem.
5 - [?] estava [?] de casa e [?] do riacho.
6 - O Paulo portou-se [?] na visita de estudo.
7 - A Marta chegará a Paris [?].
8 -[?] irei visita a tia Clara.
9 - Ele realizou nas tarefas propostas muito [?].

Acolá Amanhã Amanhã, apressadamente bem devagar Devagar hoje longe Ontem perto

12. Marque a opção em que há erro na identificação da classe da palavra destacada.

a) Júlia é uma executiva SEM parâmetros. - Preposição
b) Ricardo odeia que lhe digam O que é certo. - Artigo
c) Em tempos de mudança de ERA, é preciso estar atento. - Substantivo
d) Os homens assistem PERPLEXOS à revolução hormonal. - Adjetivo


13. Assinale o item em que a classe da palavra destacada está correta.

a) Quem fala em flor não diz TUDO. - pronome indefinido;
b) Quem fala EM flor diz demais. - conjunção;
c) O poeta se torna MUDO. - substantivo;
d) Que mata MAIS do que faca. - pronome indefinido;
e) Mais QUE bala de fuzil - advérbio.


14. "Em alguns textos, o vocabulário é MÍNIMO." A forma em destaque corresponde a:

a) superlativo absoluto sintético;
b) superlativo relativo de superioridade;
c) superlativo relativo de inferioridade;
d) superlativo absoluto analítico;
e) comparativo de inferioridade.

2 comentários:

  1. como obter as respostas da questão de n-12 ATIVIDADE-INFORMÁTICA DO 2º ANO

    ResponderExcluir
  2. Posso enviar as resposta por e-mail, basta solicitar!

    ResponderExcluir