1. MAU e MAL
MAU - adjetivo - contrário de BOM
mau comportamento mau caráter.
Ex. O menino teve um mau comportamento na escola.
MAL - advérbio - contrário de BEM
mal-educado mal orientado
Ex. É um menino mal-educado .
Use mal ou mau:
a) Caiu de..................jeito.
b) Antes só do que ...............acompanhado
c) Calção..........................feito.
d) Não leves a .............o que o fiscal disse.
e) Que fiscal................-educado.
f) Não lhes dês....................conselho!
g) Um ....................colega procede................e é ..............amigo.
h) O caso está .................... contado.
i) Ele .................sabe o que o espera.
j) Pratique o bem e evite o .........................
2. A alternativa que apresenta classes de palavras cujos sentidos podem ser modificados pelo advérbio são:
adjetivo - advérbio - verbo.
verbo - interjeição - conjunção.
conjunção - numeral - adjetivo.
adjetivo - verbo - interjeição.
interjeição - advérbio - verbo.
3. Das palavras abaixo, faz plural como "assombrações"
perdão.
bênção.
alemão.
cristão.
capitão.
4. Na oração "Ninguém está perdido se der amor...", a palavra grifada pode ser classificada como:
advérbio de modo.
conjunção adversativa.
advérbio de condição.
conjunção condicional.
preposição essencial.
5. Marque a frase em que o termo destacado expressa circunstância de causa:
Quase morri de vergonha.
Agi com calma.
Os mudos falam com as mãos.
Apesar do fracasso, ele insistiu.
Aquela rua é demasiado estreita.
6. "Enquanto punha o motor em movimento." O verbo destacado encontra-se no:
Presente do subjuntivo.
Pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo.
Presente do indicativo.
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
Pretérito imperfeito do indicativo.
7. Aponte a opção em que muito é pronome indefinido:
O soldado amarelo falava muito bem.
Havia muito bichinho ruim.
Fabiano era muito desconfiado.
Fabiano vacilava muito para tomar decisão.
Muito eficiente era o soldado amarelo.
8. A flexão do número incorreta é:
tabelião - tabeliães.
melão - melões
ermitão - ermitões.
chão - chãos.
catalão - catalões.
9. Dos verbos abaixo apenas um é regular, identifique-o:
pôr.
adequar.
copiar.
reaver.
brigar.
10. A alternativa que não apresenta erro de flexão verbal no presente do indicativo é:
reavejo (reaver).
precavo (precaver).
coloro (colorir).
frijo (frigir).
fedo (feder).
11. Completa o texto com Advérbios de Modo, Lugar e Tempo.
1- [?] vou visitar o meu primo Alberto.
2 -Eles moram [?] de Coimbra.
Com receio de chegar atrasado, ele saiu [?] de casa.
3 - [?] se vai ao longe.
4 - [?], no cimo da colina, avista-se uma bela paisagem.
5 - [?] estava [?] de casa e [?] do riacho.
6 - O Paulo portou-se [?] na visita de estudo.
7 - A Marta chegará a Paris [?].
8 -[?] irei visita a tia Clara.
9 - Ele realizou nas tarefas propostas muito [?].
Acolá Amanhã Amanhã, apressadamente bem devagar Devagar hoje longe Ontem perto
12. Marque a opção em que há erro na identificação da classe da palavra destacada.
a) Júlia é uma executiva SEM parâmetros. - Preposição
b) Ricardo odeia que lhe digam O que é certo. - Artigo
c) Em tempos de mudança de ERA, é preciso estar atento. - Substantivo
d) Os homens assistem PERPLEXOS à revolução hormonal. - Adjetivo
13. Assinale o item em que a classe da palavra destacada está correta.
a) Quem fala em flor não diz TUDO. - pronome indefinido;
b) Quem fala EM flor diz demais. - conjunção;
c) O poeta se torna MUDO. - substantivo;
d) Que mata MAIS do que faca. - pronome indefinido;
e) Mais QUE bala de fuzil - advérbio.
14. "Em alguns textos, o vocabulário é MÍNIMO." A forma em destaque corresponde a:
a) superlativo absoluto sintético;
b) superlativo relativo de superioridade;
c) superlativo relativo de inferioridade;
d) superlativo absoluto analítico;
e) comparativo de inferioridade.
como obter as respostas da questão de n-12 ATIVIDADE-INFORMÁTICA DO 2º ANO
ResponderExcluirPosso enviar as resposta por e-mail, basta solicitar!
ResponderExcluir