1. MAU e MAL 
MAU - adjetivo - contrário de BOM 
mau comportamento mau caráter. 
Ex. O menino teve um mau comportamento na escola. 
MAL - advérbio - contrário de BEM 
mal-educado mal orientado 
Ex. É um menino mal-educado . 
Use mal ou mau: 
a) Caiu de..................jeito. 
b) Antes só do que ...............acompanhado 
c) Calção..........................feito. 
d) Não leves a .............o que o fiscal disse. 
e) Que fiscal................-educado. 
f) Não lhes dês....................conselho! 
g) Um ....................colega procede................e é ..............amigo. 
h) O caso está .................... contado. 
i) Ele .................sabe o que o espera. 
j) Pratique o bem e evite o ......................... 
2. A alternativa que apresenta classes de palavras cujos sentidos podem ser modificados pelo advérbio são:
adjetivo - advérbio - verbo. 
verbo - interjeição - conjunção. 
conjunção - numeral - adjetivo. 
adjetivo - verbo - interjeição. 
interjeição - advérbio - verbo. 
3. Das palavras abaixo, faz plural como "assombrações"
perdão. 
bênção. 
alemão. 
cristão. 
capitão. 
4. Na oração "Ninguém está perdido se der amor...", a palavra grifada pode ser classificada como:
advérbio de modo. 
conjunção adversativa. 
advérbio de condição. 
conjunção condicional. 
preposição essencial. 
5. Marque a frase em que o termo destacado expressa circunstância de causa:
Quase morri de vergonha. 
Agi com calma. 
Os mudos falam com as mãos. 
Apesar do fracasso, ele insistiu. 
Aquela rua é demasiado estreita. 
6. "Enquanto punha o motor em movimento." O verbo destacado encontra-se no:
Presente do subjuntivo. 
Pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo. 
Presente do indicativo. 
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo. 
Pretérito imperfeito do indicativo. 
7. Aponte a opção em que muito é pronome indefinido:
O soldado amarelo falava muito bem. 
Havia muito bichinho ruim. 
Fabiano era muito desconfiado. 
Fabiano vacilava muito para tomar decisão. 
Muito eficiente era o soldado amarelo. 
8. A flexão do número incorreta é:
tabelião - tabeliães. 
melão - melões 
ermitão - ermitões. 
chão - chãos. 
catalão - catalões. 
9. Dos verbos abaixo apenas um é regular, identifique-o:
pôr. 
adequar. 
copiar. 
reaver. 
brigar. 
10. A alternativa que não apresenta erro de flexão verbal no presente do indicativo é:
reavejo (reaver). 
precavo (precaver). 
coloro (colorir). 
frijo (frigir). 
fedo (feder). 
11. Completa o texto com Advérbios de Modo, Lugar e Tempo.
1- [?] vou visitar o meu primo Alberto.
2 -Eles moram [?] de Coimbra.
Com receio de chegar atrasado, ele saiu [?] de casa.
3 - [?] se vai ao longe.
4 - [?], no cimo da colina, avista-se uma bela paisagem.
5 - [?] estava [?] de casa e [?] do riacho.
6 - O Paulo portou-se [?] na visita de estudo.
7 - A Marta chegará a Paris [?].
8 -[?] irei visita a tia Clara.
9 - Ele realizou nas tarefas propostas muito [?]. 
   Acolá      Amanhã      Amanhã,      apressadamente      bem      devagar      Devagar      hoje      longe      Ontem      perto
12. Marque a opção em que há erro na identificação da classe da palavra destacada. 
a) Júlia é uma executiva SEM parâmetros. - Preposição 
b) Ricardo odeia que lhe digam O que é certo. - Artigo 
c) Em tempos de mudança de ERA, é preciso estar atento. - Substantivo 
d) Os homens assistem PERPLEXOS à revolução hormonal. - Adjetivo 
13. Assinale o item em que a classe da palavra destacada está correta. 
a) Quem fala em flor não diz TUDO. - pronome indefinido; 
b) Quem fala EM flor diz demais. - conjunção; 
c) O poeta se torna MUDO. - substantivo; 
d) Que mata MAIS do que faca. - pronome indefinido; 
e) Mais QUE bala de fuzil - advérbio. 
14. "Em alguns textos, o vocabulário é MÍNIMO." A forma em destaque corresponde a: 
a) superlativo absoluto sintético; 
b) superlativo relativo de superioridade; 
c) superlativo relativo de inferioridade; 
d) superlativo absoluto analítico; 
e) comparativo de inferioridade.
 
 
 
como obter as respostas da questão de n-12 ATIVIDADE-INFORMÁTICA DO 2º ANO
ResponderExcluirPosso enviar as resposta por e-mail, basta solicitar!
ResponderExcluir