As conjunções são vocábulos de função estritamente gramatical utilizados para o estabelecimento da relação entre duas orações, ou ainda a relação duas palavras de mesma função em uma oração. As conjunções podem ser de dois tipos principais: conjunções coordenativas ou conjunções subordinativas.
Classificação das conjunções coordenativas
Conjunções coordenativas são os vocábulos gramaticais que estabelecem relações entre dois termos ou duas orações independentes entre si, que possuem as mesmas funções gramaticais.
Conjunções Coordenativas Aditivas
As conjunções coordenativas aditivas possuem a função de adicionar um termo a outro de mesma função gramatical, ou ainda adicionar uma oração à outra de mesma função gramatical. As conjunções coordenativas gramaticais são: e, nem.
Exemplos: Todos aqui estão contentes e despreocupados; João apeou e deu bons-dias a todos; O acontecimento não foi bom nem ruim.
Conjunções Coordenativas Adversativas
As conjunções coordenativas adversativas possuem a função de estabelecer uma relação de contraste entre os sentidos de dois termos ou duas orações de mesma função gramatical. As conjunções coordenativas adversativas são: mas, contudo, no entanto, entretanto, porém, todavia.
Exemplos: Não negou nada, mas também não afirmou coisa nenhuma; A moça deu a ele o dinheiro: porém, o fez receosa.
Conjunções Coordenativas Alternativas
Conjunções coordenativas alternativas são as conjunções coordenativas que unem orações independentes, indicando sucessão de fatos que se negam entre si ou ainda indicando que, com a ocorrência de um dos fatos de uma oração, a exclusão do fato da outra oração. As conjunções coordenativas alternativas são: ou (repetido ou não), ora, nem, quer, seja, etc.
Exemplos: Tudo para ele era vencer ou perder; Ou namoro a garota ou me vou para longe; Ora filosofava, ora contava piadas.
Conjunções Coordenativas Conclusivas
As conjunções coordenativas conclusivas são utilizadas para unir, a uma oração anterior, outra oração que exprime conclusão o conseqüência. As conjunções coordenativas são: assim, logo, portanto, por isso etc.
Exemplos: Estudou muito, portanto irá bem no exame; O rapaz é bastante inteligente e, logo, será um privilegiado na entrevista.
Conjunções Coordenativas Explicativas
Conjunções coordenativas explicativas são aquelas que unem duas orações, das quais a segunda explica o conteúdo da primeira. As conjunções coordenativas explicativas são: porque, que, pois, porquanto.
Exemplos: Não entrou no teatro porque esqueceu os bilhetes; Entre, que está muito frio.
Classificação das conjunções subordinativas
As conjunções subordinativas possuem a função de estabelecer uma relação entre duas orações, relação esta que se caracteriza pela dependência do sentido de uma oração com relação a outra. Uma das orações completa ou determina o sentido da outra. As conjunções subordinativas são classificadas em: causais, concessivas, condicionais, comparativas, conformativas, consecutivas, proporcionais, finais e integrantes.
Conjunções Subordinativas Causais
Conjunções subordinativas causais são as conjunções que subordinam uma oração a outra, iniciando uma oração que exprime causa de outra oração, a qual se subordina. As conjunções subordinativas causais são: porque, pois, que, uma vez que, já que, como, desde que, visto que, por isso que, etc.
Exemplo: Os balões sobem porque são mais leves que o ar.
Conjunções Subordinativas Comparativas
Conjunções subordinativas comparativas são as conjunções que, iniciando uma oração, subordinam-na a outra por meio da comparação ou confronto de idéias de uma oração com relação a outra. As conjunções subordinativas comparativas são: que, do que (quando iniciadas ou antecedidas por noções comparativas como menos, mais, maior, menor, melhor, pior), qual (quando iniciada ou antecedida por tal), como (também apresentada nas formas assim como, bem como).
Exemplos: Aquilo é pior que isso; Tudo passou como as nuvens do céu; Existem deveres mais urgentes que outros.
Conjunções Subordinativas Concessivas
Conjunções subordinativas concessivas são as conjunções que, iniciando uma oração subordinada, se referem a uma ocorrência oposta à ocorrência da oração principal, não implicando essa oposição em impedimento de uma das ocorrências (expressão das oposições coexistentes). As conjunções subordinativas concessivas são: embora, mesmo que, ainda que, posto que, por mais que, apesar de, mesmo quando, etc.
Exemplos: Acompanhou a multidão, embora o tenha feito contra sua vontade; A harmonia do ambiente daquela sala, de súbito, rompeu-se, ainda que havia silêncio.
Conjunções Subordinativas Condicionais
Conjunções subordinativas condicionais são as conjunções que, iniciando uma oração subordinada a outra, exprimem uma condição sem a qual o fato da oração principal se realiza (ou exprimem hipótese com a qual o fato principal não se realiza). As conjunções subordinativas condicionais são: se, caso, contanto que, a não ser que, desde que, salvo se, etc.
Exemplos: Se você não vier, a reunião não se realizará; Caso ocorra um imprevisto, a viagem será cancelada; Chegaremos a tempo, contanto que nos apressemos.
Conjunções Subordinativas Conformativas
Conjunções subordinativas conformativas são as conjunções que, iniciando uma oração subordinada a outra, expressam sua conformidade em relação ao fato da oração principal. As conjunções subordinativas conformativas são: conforme, segundo, consoante, como (utilizada no mesmo sentido da conjunção conforme).
Exemplos: O debate se desenrolou conforme foi planejado; Segundo o que disseram, não haverá aulas.
Conjunções Subordinativas Finais
Conjunções subordinativas finais são as conjunções que, iniciando uma oração subordinada a outra, expressam a finalidade dos atos contidos na oração principal. As conjunções subordinativas finais são: a fim de que, para que, porque (com mesmo sentido da conjunção para que), que.
Exemplos: Tudo foi planejado para que não houvesse falhas; Cheguei cedo a fim de adiantar o serviço; Fez sinal que todos se aproximassem em silêncio.
Conjunções Subordinativas Integrantes
Conjunções subordinativas integrantes são as conjunções que, iniciando orações subordinadas, introduzem essas orações como termos da oração principal (sujeitos, objetos diretos ou indiretos, complementos nominais, predicativos ou apostos). As conjunções integrantes são que e se (empregado esta última em caso de dúvida).
Exemplos: João disse que não havia o que temer (a oração subordinada funciona, neste caso, como objeto direto da oração principal); A criança perguntou ao pai se Deus existia de verdade (a oração subordinada funciona, neste caso, como objeto direto da oração principal).
Conjunções Subordinativas Proporcionais
Conjunções subordinativas proporcionais são as conjunções que expressam a simultaneidade e a proporcionalidade da evolução dos fatos contidos na oração subordinada com relação aos fatos da oração principal. As conjunções subordinativas proporcionais são: à proporção que, à medida que, quanto mais. (tanto) mais, quanto mais. (tanto) menos, quanto menos. (tanto) menos, quanto menos. (tanto) mais etc.
Exemplos: Seu espírito se elevava à medida que compunha o poema; Quanto mais correres, mais cansado ficarás; Quanto menos as pessoas nos incomodam, tanto mais realizamos nossas tarefas.
Conjunções Subordinativas Temporais
Conjunções subordinativas temporais são as conjunções que, iniciando uma oração subordinada, tornam essa oração um índice da circunstância do tempo em que o fato da oração principal ocorre. As conjunções subordinativas temporais são: quando, enquanto, logo que, agora que, tão logo, apenas (com mesmo sentido da conjunção tão logo), toda vez que, mal (equivalente a tão logo), sempre que, etc.
Exemplos: Quando chegar de viagem, me avise; Enquanto todos estavam fora, nada fez de útil.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
ATIVIDADES SEGURANÇA - 2º ANO
1. Escreva 5 características da prosa realista.
2. Com relação ao realismo, é válido afirmar que:
a) analisa o ser humano do ponto de vista estritamente psicológico, isolando-o do meio social.
b) valoriza e introduz na literatura elementos tipicamente brasileiros
c) apresenta exagerada preocupação formal, que se revela na busca de palavras ricas em sugestões sensoriais
d) idealiza a personagem feminina, que é apresentada como um ser excepcional de rara beleza
e) procura analisar com objetividade e senso crítico os problemas sociais
3. Sobre o realismo pode-se afirmar, exceto:
a) o realismo predomina sobre o romantismo na 2ª metade do século XIX
b) realismo e modernismo, no fundo, tinham as mesmas reivindicações
c) são causas do realismo o progresso da ciência e o esgotamento do romantismo
d) os escritores realistas pretendiam reformar a vida social através de seus textos
e) para o realismo-naturalismo o comportamento humano é determinado pelo meio
4. Todas as características citadas a seguir referem-se ao realismo, exceto:
a) predomínio da observação atenta da realidade social
b) liberdade aos vôos da imaginação emotiva
c) crítica da sociedade burguesa
d) denúncia de problemas sociais
e) proposta de uma representação mais objetiva e fiel da vida humana
5.MAU e MAL
MAU - adjetivo - contrário de BOM
mau comportamento mau caráter.
Ex. O menino teve um mau comportamento na escola.
MAL - advérbio - contrário de BEM
mal-educado mal orientado
Ex. É um menino mal-educado .
Use mal ou mau:
a) Caiu de..................jeito.
b) Antes só do que ...............acompanhado
c) Calção..........................feito.
d) Não leves a .............o que o fiscal disse.
e) Que fiscal................-educado.
f) Não lhes dês....................conselho!
g) Um ....................colega procede................e é ..............amigo.
h) O caso está .................... contado.
i) Ele .................sabe o que o espera.
j) Pratique o bem e evite o .........................
6. A alternativa que apresenta classes de palavras cujos sentidos podem ser modificados pelo advérbio são:
adjetivo - advérbio - verbo.
verbo - interjeição - conjunção.
conjunção - numeral - adjetivo.
adjetivo - verbo - interjeição.
interjeição - advérbio - verbo.
7. Das palavras abaixo, faz plural como "assombrações"
perdão.
bênção.
alemão.
cristão.
capitão.
8. Na oração "Ninguém está perdido se der amor...", a palavra grifada pode ser classificada como:
advérbio de modo.
conjunção adversativa.
advérbio de condição.
conjunção condicional.
preposição essencial.
9. Marque a frase em que o termo destacado expressa circunstância de causa:
Quase morri de vergonha.
Agi com calma.
Os mudos falam com as mãos.
Apesar do fracasso, ele insistiu.
Aquela rua é demasiado estreita.
10. "Enquanto punha o motor em movimento." O verbo destacado encontra-se no:
Presente do subjuntivo.
Pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo.
Presente do indicativo.
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
Pretérito imperfeito do indicativo.
11. Aponte a opção em que muito é pronome indefinido:
O soldado amarelo falava muito bem.
Havia muito bichinho ruim.
Fabiano era muito desconfiado.
Fabiano vacilava muito para tomar decisão.
Muito eficiente era o soldado amarelo.
12. A flexão do número incorreta é:
tabelião - tabeliães.
melão - melões
ermitão - ermitões.
chão - chãos.
catalão - catalões.
13. Dos verbos abaixo apenas um é regular, identifique-o:
pôr.
adequar.
copiar.
reaver.
brigar.
14. A alternativa que não apresenta erro de flexão verbal no presente do indicativo é:
reavejo (reaver).
precavo (precaver).
coloro (colorir).
frijo (frigir).
fedo (feder).
2. Com relação ao realismo, é válido afirmar que:
a) analisa o ser humano do ponto de vista estritamente psicológico, isolando-o do meio social.
b) valoriza e introduz na literatura elementos tipicamente brasileiros
c) apresenta exagerada preocupação formal, que se revela na busca de palavras ricas em sugestões sensoriais
d) idealiza a personagem feminina, que é apresentada como um ser excepcional de rara beleza
e) procura analisar com objetividade e senso crítico os problemas sociais
3. Sobre o realismo pode-se afirmar, exceto:
a) o realismo predomina sobre o romantismo na 2ª metade do século XIX
b) realismo e modernismo, no fundo, tinham as mesmas reivindicações
c) são causas do realismo o progresso da ciência e o esgotamento do romantismo
d) os escritores realistas pretendiam reformar a vida social através de seus textos
e) para o realismo-naturalismo o comportamento humano é determinado pelo meio
4. Todas as características citadas a seguir referem-se ao realismo, exceto:
a) predomínio da observação atenta da realidade social
b) liberdade aos vôos da imaginação emotiva
c) crítica da sociedade burguesa
d) denúncia de problemas sociais
e) proposta de uma representação mais objetiva e fiel da vida humana
5.MAU e MAL
MAU - adjetivo - contrário de BOM
mau comportamento mau caráter.
Ex. O menino teve um mau comportamento na escola.
MAL - advérbio - contrário de BEM
mal-educado mal orientado
Ex. É um menino mal-educado .
Use mal ou mau:
a) Caiu de..................jeito.
b) Antes só do que ...............acompanhado
c) Calção..........................feito.
d) Não leves a .............o que o fiscal disse.
e) Que fiscal................-educado.
f) Não lhes dês....................conselho!
g) Um ....................colega procede................e é ..............amigo.
h) O caso está .................... contado.
i) Ele .................sabe o que o espera.
j) Pratique o bem e evite o .........................
6. A alternativa que apresenta classes de palavras cujos sentidos podem ser modificados pelo advérbio são:
adjetivo - advérbio - verbo.
verbo - interjeição - conjunção.
conjunção - numeral - adjetivo.
adjetivo - verbo - interjeição.
interjeição - advérbio - verbo.
7. Das palavras abaixo, faz plural como "assombrações"
perdão.
bênção.
alemão.
cristão.
capitão.
8. Na oração "Ninguém está perdido se der amor...", a palavra grifada pode ser classificada como:
advérbio de modo.
conjunção adversativa.
advérbio de condição.
conjunção condicional.
preposição essencial.
9. Marque a frase em que o termo destacado expressa circunstância de causa:
Quase morri de vergonha.
Agi com calma.
Os mudos falam com as mãos.
Apesar do fracasso, ele insistiu.
Aquela rua é demasiado estreita.
10. "Enquanto punha o motor em movimento." O verbo destacado encontra-se no:
Presente do subjuntivo.
Pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo.
Presente do indicativo.
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
Pretérito imperfeito do indicativo.
11. Aponte a opção em que muito é pronome indefinido:
O soldado amarelo falava muito bem.
Havia muito bichinho ruim.
Fabiano era muito desconfiado.
Fabiano vacilava muito para tomar decisão.
Muito eficiente era o soldado amarelo.
12. A flexão do número incorreta é:
tabelião - tabeliães.
melão - melões
ermitão - ermitões.
chão - chãos.
catalão - catalões.
13. Dos verbos abaixo apenas um é regular, identifique-o:
pôr.
adequar.
copiar.
reaver.
brigar.
14. A alternativa que não apresenta erro de flexão verbal no presente do indicativo é:
reavejo (reaver).
precavo (precaver).
coloro (colorir).
frijo (frigir).
fedo (feder).
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
LITERATURA INFORMATIVA
O que é?
· É um tipo de literatura composta por documentos a respeito das condições gerais da terra conquistada, as prováveis riquezas, a paisagem física e humana, etc.
· Em princípio, a visão européia é idílica: a América surge como o paraíso perdido e os nativos são apresentados sob tintas favoráveis. Porém, na segunda metade do século XVI, à medida em que os índios iniciam a guerra contra os invasores, a visão rósea transforma-se e os habitantes da terra são pintados como seres bárbaros e primitivos.
Principais manifestações:
# A Carta de Pero Vaz de Caminha:
· Descrição minuciosa da nova realidade; -- A simplicidade no narrar os acontecimentos;
· A disposição humanista de tentar entender os nativos; -- O ideal salvacionista.
# Duas viagens ao Brasil, de Hans Staden - Viagem à terra do Brasil, de Jean de Léry:
· Relato de viajantes que viveram entre os índios vários meses.
· Registro da antropofagia e descrição dos costumes indígenas
LITERATURA JESUÍTICA
José de Anchieta
Obras refinadas: poemas e monólogos em latim que parecem destinados a satisfazer suas necessidades espirituais mais profundas.
Obras didáticas: hinos, canções e especialmente autos, que visavam infundir o pensamento cristão nos índios.
Os autos: Obras teatrais onde o autor tenta conciliar os valores católicos com os mitos indígenas.
Há um confronto entre o bem e o mal. O bem é defendido por santos e anjos, os quais expressam o cristianismo e subjugam o mal, constituído por deuses e pajés dos nativos, misturados com os demônios da tradição católica.
O que é?
· É um tipo de literatura composta por documentos a respeito das condições gerais da terra conquistada, as prováveis riquezas, a paisagem física e humana, etc.
· Em princípio, a visão européia é idílica: a América surge como o paraíso perdido e os nativos são apresentados sob tintas favoráveis. Porém, na segunda metade do século XVI, à medida em que os índios iniciam a guerra contra os invasores, a visão rósea transforma-se e os habitantes da terra são pintados como seres bárbaros e primitivos.
Principais manifestações:
# A Carta de Pero Vaz de Caminha:
· Descrição minuciosa da nova realidade; -- A simplicidade no narrar os acontecimentos;
· A disposição humanista de tentar entender os nativos; -- O ideal salvacionista.
# Duas viagens ao Brasil, de Hans Staden - Viagem à terra do Brasil, de Jean de Léry:
· Relato de viajantes que viveram entre os índios vários meses.
· Registro da antropofagia e descrição dos costumes indígenas
LITERATURA JESUÍTICA
José de Anchieta
Obras refinadas: poemas e monólogos em latim que parecem destinados a satisfazer suas necessidades espirituais mais profundas.
Obras didáticas: hinos, canções e especialmente autos, que visavam infundir o pensamento cristão nos índios.
Os autos: Obras teatrais onde o autor tenta conciliar os valores católicos com os mitos indígenas.
Há um confronto entre o bem e o mal. O bem é defendido por santos e anjos, os quais expressam o cristianismo e subjugam o mal, constituído por deuses e pajés dos nativos, misturados com os demônios da tradição católica.
ATIVIDADES - ENFERMAGEM/ INFORMÁTICA 1º ANO
01. São características da poesia do Padre José de Anchieta:
a)linguagem cômica, visando a divertir os índios; expressão em versos decassílabos, como a dos poetas clássicos do século XVI
b)a temática, visando a ensinar os jovens jesuítas chegados ao Brasil
c)função pedagógica; temática religiosa; expressão em redondilhas, o que permitia que fossem cantadas ou recitadas facilmente
d)temas vários, desenvolvidos sem qualquer preocupação pedagógica ou catequética
e)n.d.a.
02. (UFV) Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:
Dos vícios já desligados
nos pajés não crendo mais,
nem suas danças rituais,
nem seus mágicos cuidados.
(ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço [tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110)
Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em procissão:
a)A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar de literatura informativa
b)Os meninos índios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida pelos jesuítas, de quem querem libertar-se tão logo seja possível
c)Os meninos índios são figura alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista
d)Os meninos índios estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças rituais e as magias praticadas pelos pajés
e)Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus
03. A importância das obras realizadas pelos cronistas portugueses do século XVI e XVII é:
a)caracterizar a influência dos autores renascentistas europeus
b)sobretudo documental
c)a deterem sido escritas no Brasil e para brasileiros
d)determinada exclusivamente pelo seu caráter literário
e)n.d.a.
04. As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a:
a)Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas)
b)Poesia épica e prosa de ficção
c)Obras de estilo clássico, renascentista
d)Poemas românticos indianistas
e)Romances e contos dos primeiros colonizadores
05. Anchieta só não escreveu:
a)autos religiosos, à maneira do teatro medieval
b)um dicionário ou gramática da língua tupi
c)cartas, sermões, fragmentos históricos e informações
d)poesias em latim, portugueses, espanhol e tupi
e)sonetos clássicos, à maneira de Camões, seu contemporâneo
06. (UNIV. FED. DE SANTA MARIA) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:
a)Inicia com Prosopopéia, de Bento Teixeira
b)É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica
c)Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo
d)Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica
e)É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese
07. (UNISA) A “literatura jesuíta”, nos primórdios de nossa história:
a)visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral
b)tem grande valor informativo
c)está a serviço do poder real
d)tem fortes doses nacionalistas
08. A literatura de informação corresponde às obras:
a)arcádicas
b)de jesuítas, cronistas e viajantes
c)barrocas
d)do Período Colonial em geral
09. Qual das afirmações não corresponde à Carta de Caminha?
a)Composição sob forma de diário de bordo
b)Observação do índio como um ser disposto à catequização
c)Aproximações barrocas no tratamento literário e no lirismo das descrições
d)Mistura de ingenuidade e malícia na descrição dos índios e seus costumes
e)Deslumbramento diante da exuberância da natureza tropical
10. A palavra que apresenta tantos fonemas quantas são as letras que a compõem é:
a) importância
b) milhares
c) sequer
d) técnica
e) adolescente
11.Qual palavra possui dois dígrafos?
a) fechar
b) sombra
c) ninharia
d) correndo
e) pêssego
12. Indique a alternativa cuja sequência de vocábulos apresenta, na mesma ordem, o seguinte: ditongo, hiato, hiato, ditongo.
a) jamais / Deus / luar / daí
b) joias / fluir / jesuíta / fogaréu
c) ódio / saguão / leal / poeira
d) quais / fugiu / caiu / história
13. Assinale a alternativa em que as três palavras são acentuadas de acordo com a mesma regra:
a) espécie - até - zoólogo
b) você - contrário - palácio
c) alienígena - nós - biológica
d) cérebro - próprio - César
e) inglês - também - chimpanzé
14.Assinale a palavra que não se completa com "i", e sim com "e".
a) pr_vilégio
b) _pecilho
c) pát_o
d) dent_frício
e) pont_agudo
15. Assinale a alternativa cujas palavras estão todas corretamente grafadas.
a) pajé, xadrês, flecha, mixto, aconchego
b) abolição, tribo, pretensão, obsecado, cansaço
c) gorjeta, sargeta, picina, florecer, consiliar
d) xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada
e) pagé, xadrês, flexa, mecherico, enxame
16. A alternativa em que a palavra está separada em sílabas corretamente é:
a) a - li - en - í - ge - na
b) ca -ra - cte -rís - ti - cas
c) es - pe - cia - is
d) psi - có - lo - go
e) zoo - ló - gi - co
17. De acordo com a sua pronúncia, transcreva foneticamente as palavras que se seguem:
1. Elegante 9. Exílio
2. Carregamento 10. Venenosa
3. Ajudante 11. Enxurrada
4. Congelados 12. Existente
5. Amplitude 13. Mangueira
6. Embrulhadinho 14. Principal
7. Refrigerante 15. Exagerado
8. Casamento 16. Meiguice
18. Transcreva foneticamente as palavras abaixo, de acordo com a sua pronúncia, e
indicando a sílaba tônica. Note que o acento gráfico foi omitido.
1. Assimetrico 7. Parafernalia
2. Simbolico 8. Atum
3. Buscape 9. Simbolismo
4. Cafeteria 10. Simetria
5. Vocalica 11. Lapis
6. Capim 12. Amem
19. Transcreva o texto abaixo foneticamente.
“Uma página na internet que costuma ajudar os esquecidos da rede, inaugura nesta
semana um novo serviço para quem não quer esquecer as datas de vencimento de
contas a pagar e de investimentos novos.”
a)linguagem cômica, visando a divertir os índios; expressão em versos decassílabos, como a dos poetas clássicos do século XVI
b)a temática, visando a ensinar os jovens jesuítas chegados ao Brasil
c)função pedagógica; temática religiosa; expressão em redondilhas, o que permitia que fossem cantadas ou recitadas facilmente
d)temas vários, desenvolvidos sem qualquer preocupação pedagógica ou catequética
e)n.d.a.
02. (UFV) Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:
Dos vícios já desligados
nos pajés não crendo mais,
nem suas danças rituais,
nem seus mágicos cuidados.
(ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço [tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110)
Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em procissão:
a)A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar de literatura informativa
b)Os meninos índios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida pelos jesuítas, de quem querem libertar-se tão logo seja possível
c)Os meninos índios são figura alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista
d)Os meninos índios estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças rituais e as magias praticadas pelos pajés
e)Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus
03. A importância das obras realizadas pelos cronistas portugueses do século XVI e XVII é:
a)caracterizar a influência dos autores renascentistas europeus
b)sobretudo documental
c)a deterem sido escritas no Brasil e para brasileiros
d)determinada exclusivamente pelo seu caráter literário
e)n.d.a.
04. As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a:
a)Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas)
b)Poesia épica e prosa de ficção
c)Obras de estilo clássico, renascentista
d)Poemas românticos indianistas
e)Romances e contos dos primeiros colonizadores
05. Anchieta só não escreveu:
a)autos religiosos, à maneira do teatro medieval
b)um dicionário ou gramática da língua tupi
c)cartas, sermões, fragmentos históricos e informações
d)poesias em latim, portugueses, espanhol e tupi
e)sonetos clássicos, à maneira de Camões, seu contemporâneo
06. (UNIV. FED. DE SANTA MARIA) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:
a)Inicia com Prosopopéia, de Bento Teixeira
b)É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica
c)Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo
d)Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica
e)É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese
07. (UNISA) A “literatura jesuíta”, nos primórdios de nossa história:
a)visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral
b)tem grande valor informativo
c)está a serviço do poder real
d)tem fortes doses nacionalistas
08. A literatura de informação corresponde às obras:
a)arcádicas
b)de jesuítas, cronistas e viajantes
c)barrocas
d)do Período Colonial em geral
09. Qual das afirmações não corresponde à Carta de Caminha?
a)Composição sob forma de diário de bordo
b)Observação do índio como um ser disposto à catequização
c)Aproximações barrocas no tratamento literário e no lirismo das descrições
d)Mistura de ingenuidade e malícia na descrição dos índios e seus costumes
e)Deslumbramento diante da exuberância da natureza tropical
10. A palavra que apresenta tantos fonemas quantas são as letras que a compõem é:
a) importância
b) milhares
c) sequer
d) técnica
e) adolescente
11.Qual palavra possui dois dígrafos?
a) fechar
b) sombra
c) ninharia
d) correndo
e) pêssego
12. Indique a alternativa cuja sequência de vocábulos apresenta, na mesma ordem, o seguinte: ditongo, hiato, hiato, ditongo.
a) jamais / Deus / luar / daí
b) joias / fluir / jesuíta / fogaréu
c) ódio / saguão / leal / poeira
d) quais / fugiu / caiu / história
13. Assinale a alternativa em que as três palavras são acentuadas de acordo com a mesma regra:
a) espécie - até - zoólogo
b) você - contrário - palácio
c) alienígena - nós - biológica
d) cérebro - próprio - César
e) inglês - também - chimpanzé
14.Assinale a palavra que não se completa com "i", e sim com "e".
a) pr_vilégio
b) _pecilho
c) pát_o
d) dent_frício
e) pont_agudo
15. Assinale a alternativa cujas palavras estão todas corretamente grafadas.
a) pajé, xadrês, flecha, mixto, aconchego
b) abolição, tribo, pretensão, obsecado, cansaço
c) gorjeta, sargeta, picina, florecer, consiliar
d) xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada
e) pagé, xadrês, flexa, mecherico, enxame
16. A alternativa em que a palavra está separada em sílabas corretamente é:
a) a - li - en - í - ge - na
b) ca -ra - cte -rís - ti - cas
c) es - pe - cia - is
d) psi - có - lo - go
e) zoo - ló - gi - co
17. De acordo com a sua pronúncia, transcreva foneticamente as palavras que se seguem:
1. Elegante 9. Exílio
2. Carregamento 10. Venenosa
3. Ajudante 11. Enxurrada
4. Congelados 12. Existente
5. Amplitude 13. Mangueira
6. Embrulhadinho 14. Principal
7. Refrigerante 15. Exagerado
8. Casamento 16. Meiguice
18. Transcreva foneticamente as palavras abaixo, de acordo com a sua pronúncia, e
indicando a sílaba tônica. Note que o acento gráfico foi omitido.
1. Assimetrico 7. Parafernalia
2. Simbolico 8. Atum
3. Buscape 9. Simbolismo
4. Cafeteria 10. Simetria
5. Vocalica 11. Lapis
6. Capim 12. Amem
19. Transcreva o texto abaixo foneticamente.
“Uma página na internet que costuma ajudar os esquecidos da rede, inaugura nesta
semana um novo serviço para quem não quer esquecer as datas de vencimento de
contas a pagar e de investimentos novos.”
ATIVIDADE - INFORMÁTICA 2º ANO
1. MAU e MAL
MAU - adjetivo - contrário de BOM
mau comportamento mau caráter.
Ex. O menino teve um mau comportamento na escola.
MAL - advérbio - contrário de BEM
mal-educado mal orientado
Ex. É um menino mal-educado .
Use mal ou mau:
a) Caiu de..................jeito.
b) Antes só do que ...............acompanhado
c) Calção..........................feito.
d) Não leves a .............o que o fiscal disse.
e) Que fiscal................-educado.
f) Não lhes dês....................conselho!
g) Um ....................colega procede................e é ..............amigo.
h) O caso está .................... contado.
i) Ele .................sabe o que o espera.
j) Pratique o bem e evite o .........................
2. A alternativa que apresenta classes de palavras cujos sentidos podem ser modificados pelo advérbio são:
adjetivo - advérbio - verbo.
verbo - interjeição - conjunção.
conjunção - numeral - adjetivo.
adjetivo - verbo - interjeição.
interjeição - advérbio - verbo.
3. Das palavras abaixo, faz plural como "assombrações"
perdão.
bênção.
alemão.
cristão.
capitão.
4. Na oração "Ninguém está perdido se der amor...", a palavra grifada pode ser classificada como:
advérbio de modo.
conjunção adversativa.
advérbio de condição.
conjunção condicional.
preposição essencial.
5. Marque a frase em que o termo destacado expressa circunstância de causa:
Quase morri de vergonha.
Agi com calma.
Os mudos falam com as mãos.
Apesar do fracasso, ele insistiu.
Aquela rua é demasiado estreita.
6. "Enquanto punha o motor em movimento." O verbo destacado encontra-se no:
Presente do subjuntivo.
Pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo.
Presente do indicativo.
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
Pretérito imperfeito do indicativo.
7. Aponte a opção em que muito é pronome indefinido:
O soldado amarelo falava muito bem.
Havia muito bichinho ruim.
Fabiano era muito desconfiado.
Fabiano vacilava muito para tomar decisão.
Muito eficiente era o soldado amarelo.
8. A flexão do número incorreta é:
tabelião - tabeliães.
melão - melões
ermitão - ermitões.
chão - chãos.
catalão - catalões.
9. Dos verbos abaixo apenas um é regular, identifique-o:
pôr.
adequar.
copiar.
reaver.
brigar.
10. A alternativa que não apresenta erro de flexão verbal no presente do indicativo é:
reavejo (reaver).
precavo (precaver).
coloro (colorir).
frijo (frigir).
fedo (feder).
11. Completa o texto com Advérbios de Modo, Lugar e Tempo.
1- [?] vou visitar o meu primo Alberto.
2 -Eles moram [?] de Coimbra.
Com receio de chegar atrasado, ele saiu [?] de casa.
3 - [?] se vai ao longe.
4 - [?], no cimo da colina, avista-se uma bela paisagem.
5 - [?] estava [?] de casa e [?] do riacho.
6 - O Paulo portou-se [?] na visita de estudo.
7 - A Marta chegará a Paris [?].
8 -[?] irei visita a tia Clara.
9 - Ele realizou nas tarefas propostas muito [?].
Acolá Amanhã Amanhã, apressadamente bem devagar Devagar hoje longe Ontem perto
12. Marque a opção em que há erro na identificação da classe da palavra destacada.
a) Júlia é uma executiva SEM parâmetros. - Preposição
b) Ricardo odeia que lhe digam O que é certo. - Artigo
c) Em tempos de mudança de ERA, é preciso estar atento. - Substantivo
d) Os homens assistem PERPLEXOS à revolução hormonal. - Adjetivo
13. Assinale o item em que a classe da palavra destacada está correta.
a) Quem fala em flor não diz TUDO. - pronome indefinido;
b) Quem fala EM flor diz demais. - conjunção;
c) O poeta se torna MUDO. - substantivo;
d) Que mata MAIS do que faca. - pronome indefinido;
e) Mais QUE bala de fuzil - advérbio.
14. "Em alguns textos, o vocabulário é MÍNIMO." A forma em destaque corresponde a:
a) superlativo absoluto sintético;
b) superlativo relativo de superioridade;
c) superlativo relativo de inferioridade;
d) superlativo absoluto analítico;
e) comparativo de inferioridade.
MAU - adjetivo - contrário de BOM
mau comportamento mau caráter.
Ex. O menino teve um mau comportamento na escola.
MAL - advérbio - contrário de BEM
mal-educado mal orientado
Ex. É um menino mal-educado .
Use mal ou mau:
a) Caiu de..................jeito.
b) Antes só do que ...............acompanhado
c) Calção..........................feito.
d) Não leves a .............o que o fiscal disse.
e) Que fiscal................-educado.
f) Não lhes dês....................conselho!
g) Um ....................colega procede................e é ..............amigo.
h) O caso está .................... contado.
i) Ele .................sabe o que o espera.
j) Pratique o bem e evite o .........................
2. A alternativa que apresenta classes de palavras cujos sentidos podem ser modificados pelo advérbio são:
adjetivo - advérbio - verbo.
verbo - interjeição - conjunção.
conjunção - numeral - adjetivo.
adjetivo - verbo - interjeição.
interjeição - advérbio - verbo.
3. Das palavras abaixo, faz plural como "assombrações"
perdão.
bênção.
alemão.
cristão.
capitão.
4. Na oração "Ninguém está perdido se der amor...", a palavra grifada pode ser classificada como:
advérbio de modo.
conjunção adversativa.
advérbio de condição.
conjunção condicional.
preposição essencial.
5. Marque a frase em que o termo destacado expressa circunstância de causa:
Quase morri de vergonha.
Agi com calma.
Os mudos falam com as mãos.
Apesar do fracasso, ele insistiu.
Aquela rua é demasiado estreita.
6. "Enquanto punha o motor em movimento." O verbo destacado encontra-se no:
Presente do subjuntivo.
Pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo.
Presente do indicativo.
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
Pretérito imperfeito do indicativo.
7. Aponte a opção em que muito é pronome indefinido:
O soldado amarelo falava muito bem.
Havia muito bichinho ruim.
Fabiano era muito desconfiado.
Fabiano vacilava muito para tomar decisão.
Muito eficiente era o soldado amarelo.
8. A flexão do número incorreta é:
tabelião - tabeliães.
melão - melões
ermitão - ermitões.
chão - chãos.
catalão - catalões.
9. Dos verbos abaixo apenas um é regular, identifique-o:
pôr.
adequar.
copiar.
reaver.
brigar.
10. A alternativa que não apresenta erro de flexão verbal no presente do indicativo é:
reavejo (reaver).
precavo (precaver).
coloro (colorir).
frijo (frigir).
fedo (feder).
11. Completa o texto com Advérbios de Modo, Lugar e Tempo.
1- [?] vou visitar o meu primo Alberto.
2 -Eles moram [?] de Coimbra.
Com receio de chegar atrasado, ele saiu [?] de casa.
3 - [?] se vai ao longe.
4 - [?], no cimo da colina, avista-se uma bela paisagem.
5 - [?] estava [?] de casa e [?] do riacho.
6 - O Paulo portou-se [?] na visita de estudo.
7 - A Marta chegará a Paris [?].
8 -[?] irei visita a tia Clara.
9 - Ele realizou nas tarefas propostas muito [?].
Acolá Amanhã Amanhã, apressadamente bem devagar Devagar hoje longe Ontem perto
12. Marque a opção em que há erro na identificação da classe da palavra destacada.
a) Júlia é uma executiva SEM parâmetros. - Preposição
b) Ricardo odeia que lhe digam O que é certo. - Artigo
c) Em tempos de mudança de ERA, é preciso estar atento. - Substantivo
d) Os homens assistem PERPLEXOS à revolução hormonal. - Adjetivo
13. Assinale o item em que a classe da palavra destacada está correta.
a) Quem fala em flor não diz TUDO. - pronome indefinido;
b) Quem fala EM flor diz demais. - conjunção;
c) O poeta se torna MUDO. - substantivo;
d) Que mata MAIS do que faca. - pronome indefinido;
e) Mais QUE bala de fuzil - advérbio.
14. "Em alguns textos, o vocabulário é MÍNIMO." A forma em destaque corresponde a:
a) superlativo absoluto sintético;
b) superlativo relativo de superioridade;
c) superlativo relativo de inferioridade;
d) superlativo absoluto analítico;
e) comparativo de inferioridade.
Adverbio
Advérbio é a palavra invariável que modifica o sentido do verbo, acrescentando a ele determinadas circunstâncias de tempo, de modo, de intensidade, de lugar, etc. Ex.
Um lindo balão azul atravessava o céu.
Um lindo balão azul atravessava lentamente o céu.
Nesse caso, lentamente modifica o verbo atravessar, pois acrescenta uma idéia de modo. Os advérbios de intensidade têm uma característica particular, pois além de intensificar o verbo, eles podem intensificar o sentido de adjetivos e de outros advérbios. Ex.
Nosso amigo é inteligente demais.
As encomendas chegaram muito tarde.
• Locução Adverbial
Locução adverbial é toda expressão formada por mais de uma palavra e que funciona como advérbio. Ex.
As notícias chegaram cedo.
As notícias chegaram de manhã.
• Classificação do Advérbio
Dependendo da circunstância que expressam, os advérbios classificam-se em:
Lugar: lá, aqui, acima, por fora, etc.
Modo: bem, mal, assim, devagar, às pressas, pacientemente, etc.
Dúvida: talvez, possivelmente, acaso, porventura, etc.
Negação: não, de modo algum, de forma nenhuma, etc.
Afirmação: sim, realmente, com certeza, etc.
Intensidade: muito, demais, pouco, tão, menos, em excesso, etc.
Tempo: agora, hoje, sempre, logo, de manhã, às vezes, etc.
• Palavras Denotativas
Existem palavras e locuções semelhantes aos advérbios, as palavras denotativas, que indicam idéia de:
Inclusão: até, mesmo, inclusive, etc.
Exclusão: só, apenas, menos, etc.
Retificação: isto é, aliás, ou melhor, etc.
Explicação: por exemplo, ou seja, etc.
Um lindo balão azul atravessava o céu.
Um lindo balão azul atravessava lentamente o céu.
Nesse caso, lentamente modifica o verbo atravessar, pois acrescenta uma idéia de modo. Os advérbios de intensidade têm uma característica particular, pois além de intensificar o verbo, eles podem intensificar o sentido de adjetivos e de outros advérbios. Ex.
Nosso amigo é inteligente demais.
As encomendas chegaram muito tarde.
• Locução Adverbial
Locução adverbial é toda expressão formada por mais de uma palavra e que funciona como advérbio. Ex.
As notícias chegaram cedo.
As notícias chegaram de manhã.
• Classificação do Advérbio
Dependendo da circunstância que expressam, os advérbios classificam-se em:
Lugar: lá, aqui, acima, por fora, etc.
Modo: bem, mal, assim, devagar, às pressas, pacientemente, etc.
Dúvida: talvez, possivelmente, acaso, porventura, etc.
Negação: não, de modo algum, de forma nenhuma, etc.
Afirmação: sim, realmente, com certeza, etc.
Intensidade: muito, demais, pouco, tão, menos, em excesso, etc.
Tempo: agora, hoje, sempre, logo, de manhã, às vezes, etc.
• Palavras Denotativas
Existem palavras e locuções semelhantes aos advérbios, as palavras denotativas, que indicam idéia de:
Inclusão: até, mesmo, inclusive, etc.
Exclusão: só, apenas, menos, etc.
Retificação: isto é, aliás, ou melhor, etc.
Explicação: por exemplo, ou seja, etc.
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Não fique na dúvida: Dicas sobre a nossa língua!
1 - Ninguém diz eu coloro esse desenho. Dói no ouvido. Portanto, o verbo colorir é defectivo (defeituoso) e não aceita a conjugação da primeira pessoa do singular do presente do indicativo. A mesma coisa é o verbo abolir. Ninguém é doido de dizer eu abulo. Pra dar um jeitinho, diga: Eu vou colorir esse desenho. Eu vou abolir esse preconceito.
2 - Outro verbo danado é computar. Não podemos conjugar as três primeiras pessoas: eu computo, tu computas, ele computa. A gente vai entender outra coisa, não é mesmo? Então, para evitar esses palavrões, decidiu-se pela proibição da conjugação nessas pessoas. Mas se conjugam as outras três do plural: computamos, computais, computam.
3 - A palavra dó (pena) é masculina. Portanto, "Sentimos muito dó daquela moça".
4 - A confusão é grande, mas se admitem as três grafias: enfarte, enfarto e infarto.
5 - E não esqueça: exceção é com ç, mas excesso é com dois s.
6 - É freqüente se ouvir no rádio ou na TV os entrevistados dizerem: Há muitos anos atrás... Talvez nem saibam que estão construindo uma frase redundante. Afinal, há já dá idéia de passado. Ou se diz simplesmente Há muito anos... ou Muitos anos atrás. Escolha. Mas não junte o há com atrás.
7 - Antes de particípios não devemos usar melhor nem pior. Portanto, devemos dizer: os alunos mais bem preparados são os do 2o grau. E nunca: os alunos melhor preparados...
8 – Depois de ditongo, geralmente se emprega x. Veja: afrouxar, encaixe, feixe, baixa, faixa, frouxo, rouxinol, trouxa, peixe, etc .
9 – Você não bebe a champanhe. Bebe o champanhe. É, portanto, palavra masculina.
10 – Cidadão só tem um plural: cidadãos.
11 – Não esqueça: retificar é corrigir , e ratificar é comprovar, reafirmar : ‘Ratifico o que disse e retifico meus erros‘.
12 – E nunca diga: Eu torço para o Flamengo . Quem torce de verdade, torce pelo Flamengo.
13– Pode parecer meio estranho, mas pode conjugar o verbo aguar normalmente: eu águo, tu águas, ele água, nós aguamos, vós aguais, eles águam.
14 - A palavra que reúne maior quantidade de vogais juntas é PIAUIENSE.
15 - É indiscutível as cargas semânticas diferentes que nós atribuímos às palavras "despida, nua e pelada". Como exemplo, podemos observar que quando se referem a publicações que apresentam mulheres sem roupa, como é o caso da revista Playboy, geralmente costuma-se dizer que se trata de uma revista com ensaios fotográficos de "nu artístico", pois dizer que a revista mostra mulher pelada seria vulgarizá-la, seria comprometer a sua qualidade editorial.
Observem que nudez apresenta uma carga de sensualidade que despida não tem. Por outro lado, nudez não tem a carga pejorativa que pelada apresenta.
16 - "Toráxico" ou "Torácico"?
Embora a palavra ‘tórax’ seja escrita com "x", "torácico" grafa-se com "c". A explicação vem do latim: thorax originou ‘tórax’; thoracicus originou "torácico".
CURIOSIDADES:
17- CASA DA MÃE JOANA
Na época do Brasil Império, mais especificamente na época da minoridade do Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam se encontrar num prostíbulo do Rio de Janeiro cuja proprietária era justamente a Joana. Como eles mandavam e desmandavam no país, ficou a frase casa da mãe Joana como sinônimo de lugar em que ninguém manda.
18- CHEGAR DE MÃOS ABANANDO
Os imigrantes, no século passado, deveriam trazer as ferramentas para o trabalho na terra. Aqueles que chegassem sem elas, ou seja, de mãos abanando, davam um indicativo de que não vinham dispostos ao trabalho árduo da terra virgem. Portanto, chegar de mãos abanando é não carregar nada. Ele chegou de mãos abanando ao aniversário. Significa que não trouxe presente ao pobre aniversariante, que terá de se satisfazer apenas com a presença do amigo.
19- Você sabe qual é a maior palavra da língua portuguesa? Não?Então eu vou apresentar ela para você agora:Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico!!!
A palavra possuí 46 letras é o nome dado ao portador da doença Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose, uma doença rara causada pela aspiração de microscópicas partículas de cinzas vulcânicas.
20- Chiquititas
............. Esta é o SBT. A rede de Sílvio Santos anuncia aos quatro ventos a volta das Chiquititas ''a partir das 19:00hs''. Cruz-credo! O SBT pode ter acertado no programa. Mas errou na indicação de horas. Com mania de grandeza, tropeçou duas vezes. Uma: a abreviatura de hora, minuto e segundo não tem plural. Outra: a pequenina recusa os dois pontinhos. É assim: 19h, 19h30, 19h30min50.
2 - Outro verbo danado é computar. Não podemos conjugar as três primeiras pessoas: eu computo, tu computas, ele computa. A gente vai entender outra coisa, não é mesmo? Então, para evitar esses palavrões, decidiu-se pela proibição da conjugação nessas pessoas. Mas se conjugam as outras três do plural: computamos, computais, computam.
3 - A palavra dó (pena) é masculina. Portanto, "Sentimos muito dó daquela moça".
4 - A confusão é grande, mas se admitem as três grafias: enfarte, enfarto e infarto.
5 - E não esqueça: exceção é com ç, mas excesso é com dois s.
6 - É freqüente se ouvir no rádio ou na TV os entrevistados dizerem: Há muitos anos atrás... Talvez nem saibam que estão construindo uma frase redundante. Afinal, há já dá idéia de passado. Ou se diz simplesmente Há muito anos... ou Muitos anos atrás. Escolha. Mas não junte o há com atrás.
7 - Antes de particípios não devemos usar melhor nem pior. Portanto, devemos dizer: os alunos mais bem preparados são os do 2o grau. E nunca: os alunos melhor preparados...
8 – Depois de ditongo, geralmente se emprega x. Veja: afrouxar, encaixe, feixe, baixa, faixa, frouxo, rouxinol, trouxa, peixe, etc .
9 – Você não bebe a champanhe. Bebe o champanhe. É, portanto, palavra masculina.
10 – Cidadão só tem um plural: cidadãos.
11 – Não esqueça: retificar é corrigir , e ratificar é comprovar, reafirmar : ‘Ratifico o que disse e retifico meus erros‘.
12 – E nunca diga: Eu torço para o Flamengo . Quem torce de verdade, torce pelo Flamengo.
13– Pode parecer meio estranho, mas pode conjugar o verbo aguar normalmente: eu águo, tu águas, ele água, nós aguamos, vós aguais, eles águam.
14 - A palavra que reúne maior quantidade de vogais juntas é PIAUIENSE.
15 - É indiscutível as cargas semânticas diferentes que nós atribuímos às palavras "despida, nua e pelada". Como exemplo, podemos observar que quando se referem a publicações que apresentam mulheres sem roupa, como é o caso da revista Playboy, geralmente costuma-se dizer que se trata de uma revista com ensaios fotográficos de "nu artístico", pois dizer que a revista mostra mulher pelada seria vulgarizá-la, seria comprometer a sua qualidade editorial.
Observem que nudez apresenta uma carga de sensualidade que despida não tem. Por outro lado, nudez não tem a carga pejorativa que pelada apresenta.
16 - "Toráxico" ou "Torácico"?
Embora a palavra ‘tórax’ seja escrita com "x", "torácico" grafa-se com "c". A explicação vem do latim: thorax originou ‘tórax’; thoracicus originou "torácico".
CURIOSIDADES:
17- CASA DA MÃE JOANA
Na época do Brasil Império, mais especificamente na época da minoridade do Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam se encontrar num prostíbulo do Rio de Janeiro cuja proprietária era justamente a Joana. Como eles mandavam e desmandavam no país, ficou a frase casa da mãe Joana como sinônimo de lugar em que ninguém manda.
18- CHEGAR DE MÃOS ABANANDO
Os imigrantes, no século passado, deveriam trazer as ferramentas para o trabalho na terra. Aqueles que chegassem sem elas, ou seja, de mãos abanando, davam um indicativo de que não vinham dispostos ao trabalho árduo da terra virgem. Portanto, chegar de mãos abanando é não carregar nada. Ele chegou de mãos abanando ao aniversário. Significa que não trouxe presente ao pobre aniversariante, que terá de se satisfazer apenas com a presença do amigo.
19- Você sabe qual é a maior palavra da língua portuguesa? Não?Então eu vou apresentar ela para você agora:Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico!!!
A palavra possuí 46 letras é o nome dado ao portador da doença Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose, uma doença rara causada pela aspiração de microscópicas partículas de cinzas vulcânicas.
20- Chiquititas
............. Esta é o SBT. A rede de Sílvio Santos anuncia aos quatro ventos a volta das Chiquititas ''a partir das 19:00hs''. Cruz-credo! O SBT pode ter acertado no programa. Mas errou na indicação de horas. Com mania de grandeza, tropeçou duas vezes. Uma: a abreviatura de hora, minuto e segundo não tem plural. Outra: a pequenina recusa os dois pontinhos. É assim: 19h, 19h30, 19h30min50.
terça-feira, 20 de julho de 2010
" Delírios de um vestibulando"
Sentado naquela praça, procurava distrair-me observando as moléculas brincando enquanto aguardava a condução que não vinha. Foi quando deparei-me com a cena que procuro descrever, tal qual a vi.
Dona Hipotenusa caminhava lentamente, trazendo no colo Cateto, seu filho. Seu marido Isósceles caminhava logo atrás do tio, Escaleno. Formavam um triângulo amoroso, segundo diziam.
E observaram uma Tangente solitária que ali estava. Foi quando Bissetriz, moça afoita e apressada, tropeçando em um ângulo obtuso, caiu, machucando-se na diagonal. Acudiram todos, em uma espiral descendente.
"É a enésima vez que caio", dizia a moça.
"É preciso derivar a exponencial cúbica", observou um logaritmo que chegava, passeando com seu decimal de estimação.
Cateto riu, o que deixou a Bissetriz em um estado secante, quase chorosa. Foi D. Hipérbole que, traçando paralelas com os braços, a socorreu.
Hipotenusa, ao ver sua irmã recém-chegada, recriminou-a pelo atraso poligonal sem se dar conta de que estava, ela também, milimetricamente atrasada. Um quilômetro lotado virou a esquina; Isósceles e Escaleno fizeram menção de subir, mas desistiram, enquanto Tangente decidiu ir mesmo assim, já que estava atrasada para mais infinito.
Da condução desceram os irmãos Próton e Nêutron, que logo perceberam estar na equação errada. Pequenos átomos alçaram vôo em direção à pirâmide de uma elipse perfeita. Os irmãos eram, opostos pelo vértice - um côncavo, o outro convexo - e logo passaram a discutir:
"Seu pleonasmo, não viu que ainda não era a Paroxítona? Estamos na Proparoxítona!"
A discussão parecia aquecer em graus Celsius, quando chegou a autoridade. O Máximo Divisor Comum chegou impondo uma regra de três simples, incógnita à mostra, brandando em sustenido:
"Chega desta metáfora aqui!"
Foi quando chegaram as três irmãs Próclise, Mesóclise e Ênclise, sorvendo vogais enquanto discutiam quem ia à frente, no meio ou atrás da fila que se formava à espera da condução. O polígono chegou dirigido por Pitágoras, velho conhecido de D. Hipotenusa e do filho Cateto.
"Falta o outro", dizia enquanto desacelerava o vetor. Quando, por fim, a praça se esvaziou, observei Cosseno e sua mulher Mediatriz, que estava para ter um determinante em breve.
"É só uma fase", pensei eu, mas logo me dei conta de que são duas. "Mas elas vão passar. Ou melhor, eu vou." Entrei no ônibus.
REDAÇÃO NOTA DEZ :"É de autoria de Thaís Cortez, que discorreu sobre um tema livre, no Curso Objetivo Santo Amaro, publicado na edição de Setembro/2000 do BICO (Boletim Informativo do Colégio Objetivo).
FONTE: http://www.vestibular1.com.br/novidades/nov17.htm
Dona Hipotenusa caminhava lentamente, trazendo no colo Cateto, seu filho. Seu marido Isósceles caminhava logo atrás do tio, Escaleno. Formavam um triângulo amoroso, segundo diziam.
E observaram uma Tangente solitária que ali estava. Foi quando Bissetriz, moça afoita e apressada, tropeçando em um ângulo obtuso, caiu, machucando-se na diagonal. Acudiram todos, em uma espiral descendente.
"É a enésima vez que caio", dizia a moça.
"É preciso derivar a exponencial cúbica", observou um logaritmo que chegava, passeando com seu decimal de estimação.
Cateto riu, o que deixou a Bissetriz em um estado secante, quase chorosa. Foi D. Hipérbole que, traçando paralelas com os braços, a socorreu.
Hipotenusa, ao ver sua irmã recém-chegada, recriminou-a pelo atraso poligonal sem se dar conta de que estava, ela também, milimetricamente atrasada. Um quilômetro lotado virou a esquina; Isósceles e Escaleno fizeram menção de subir, mas desistiram, enquanto Tangente decidiu ir mesmo assim, já que estava atrasada para mais infinito.
Da condução desceram os irmãos Próton e Nêutron, que logo perceberam estar na equação errada. Pequenos átomos alçaram vôo em direção à pirâmide de uma elipse perfeita. Os irmãos eram, opostos pelo vértice - um côncavo, o outro convexo - e logo passaram a discutir:
"Seu pleonasmo, não viu que ainda não era a Paroxítona? Estamos na Proparoxítona!"
A discussão parecia aquecer em graus Celsius, quando chegou a autoridade. O Máximo Divisor Comum chegou impondo uma regra de três simples, incógnita à mostra, brandando em sustenido:
"Chega desta metáfora aqui!"
Foi quando chegaram as três irmãs Próclise, Mesóclise e Ênclise, sorvendo vogais enquanto discutiam quem ia à frente, no meio ou atrás da fila que se formava à espera da condução. O polígono chegou dirigido por Pitágoras, velho conhecido de D. Hipotenusa e do filho Cateto.
"Falta o outro", dizia enquanto desacelerava o vetor. Quando, por fim, a praça se esvaziou, observei Cosseno e sua mulher Mediatriz, que estava para ter um determinante em breve.
"É só uma fase", pensei eu, mas logo me dei conta de que são duas. "Mas elas vão passar. Ou melhor, eu vou." Entrei no ônibus.
REDAÇÃO NOTA DEZ :"É de autoria de Thaís Cortez, que discorreu sobre um tema livre, no Curso Objetivo Santo Amaro, publicado na edição de Setembro/2000 do BICO (Boletim Informativo do Colégio Objetivo).
FONTE: http://www.vestibular1.com.br/novidades/nov17.htm
quinta-feira, 1 de julho de 2010
I Sarau Literário José Maria Falcão
Sarau era uma festa noturna, com o objetivo principal de apresentar as jovens à sociedade em busca de maridos. Havia declamação de poemas, poderia-se também tocar piano e cantar.A E.E.E.P. JOSÉ MARIA FALCÃO durante o Projeto Despertando o gosto pela Literatura realizou um sarau, coordenado pelos alunos que fazem o Clube de Leitura.
Na data marcada,30/6/2010, a escola abriu à noite e os alunos foram caracterizados e dançaram o minueto (dança da época),declamaram poesia... Os pais também foram convidados. Houve também a encenação da peça "Sonho de uma Noite de Verão", uma adaptação da obra de Shakespeare feita para a ocasião.
Um sarau (do latim seránus, relativo ao entardecer) é um evento cultural ou musical realizado geralmente em casa particular onde as pessoas se encontram para se expressarem artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Clube de Leitura

Estes são os alunos que fazem parte do clube de leitura da E.E.E.P. José Maria Falcão.
O clube visa incentivar aos demais estudantes o hábito da leitura já que percebemos que as tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, isso resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.
Na adolescência acaba-se excluindo a literatura do seu convívio diário, devido a falta do gosto pela leitura. Portanto, é de suma importância desenvolver em nós uma “cultura de leitura”, pois só assim seremos aprendizes e formadores de opinião em todo ambiente social e democrático que estivermos.
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